AME para a região de Franca


08/01/2009 15:29

Compartilhar:


A Indicação 57/2008, de autoria do deputado Gilson de Souza (DEM), pede a implantação, em caráter de urgência, de unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Franca, para atender toda região através de agendamento nos UBS de cada cidade. Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde, em resposta, salientou que há estudo técnico para o atendimento do pedido.

O AME é gerenciado por Organizações Sociais de Saúde (OSS), entidades sem fins lucrativos do terceiro setor que têm mais flexibilidade administrativa. Isso faz com que os exames laboratoriais que não dependam de condições de estado do paciente, por exemplo, exames em jejum, saiam no mesmo dia, agilizando o tratamento.

Manifestando esperança de que as filas para atendimento acabem, o deputado disse que "o povo não pode esperar por saúde. Assim, emergencialmente, traremos o AME para Franca e região para resolver essa questão".

O AME vai agilizar os atendimentos médicos e inúmeros exames laboratoriais. "São unidades médicas dotadas de aparelhagem de média complexidade e, assim, podem realizar exames como análises clínicas, análises patológicas, eletrocardiogramas, ecocardiogramas, teste ergométrico, ultrassonografias e eletroencefalogramas, entre outros", explica Gilson de Souza, que está aguardando a confirmação da data para uma visita do corpo técnico para avaliar o local e estabelecer um cronograma de ação da Secretaria da Saúde.

deputadogilson@al.sp.gov.br

alesp