Avaliação dos pacientes de radioterapia


16/03/2010 18:58

Compartilhar:


O deputado Fausto Figueira (PT) entrega nesta quarta-feira, dia 17/3, representação dirigida ao governador de São Paulo, José Serra, para que a Secretaria de Estado da Saúde faça o acompanhamento dos pacientes submetidos a tratamento de radioterapia no Hospital da Beneficência Portuguesa de Santos, durante o período que o aparelho funcionou com a pastilha de cobalto com baixa dosagem. O documento será entregue ao secretário da Casa Civil do Estado, Aloysio Nunes, em encontro marcado para as 15h, no Palácio do Governo.

"Diante da gravidade dos fatos, solicito que seja constituído, pela Secretaria de Estado da Saúde, um grupo tarefa que proceda a um completo levantamento dos pacientes submetidos a esses pseudotratamentos, orientando ações no sentido de avaliar as consequências desses procedimentos, e dar às vítimas ou aos seus familiares as respostas a que todos têm direito", reivindica o parlamentar.

Fausto preside a Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia, integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou irregularidades no serviço de radioterapia prestado pela Unirad, empresa terceirizada pela Beneficência, e apontou responsabilidades. O serviço foi suspenso somente em março de 2009. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp