Opinião - Unidos. E não partidos

"Duas autoridades de expressão nacional promovem a valorização do interesse público. Isso é motivo de aplauso."
26/09/2011 19:24

Compartilhar:


Assistimos a um movimento inédito na história da política brasileira. A presidenta do Brasil, como ela prefere ser chamada, Dilma Rousseff, e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, mostram que a hora de descer dos palanques já passou e dão um exemplo audacioso de união e soma de esforços que só tem uma razão de ser: o bem-estar público.

O anúncio de bilionários investimentos conjuntos da União e do governo estadual em obras de relevância como a Hidrovia Tietê-Paraná, o Rodoanel e o Ferroanel, além da unificação dos programas de complementação de renda federal e estadual, é ganho inconteste para paulistas e brasileiros. Ainda assim, causa perplexidade a quem prefere ressaltar a cor das bandeiras partidárias que cada um, Alckmin e Dilma, trazem na mão.

Alheia a rivalidades e antagonismos reservados para um possível momento de disputa eleitoral, a aproximação entre o governador Paulista e a presidenta da República suplanta resistências internas em seus partidos. Vemos um PSDB dividido, diria que meio a meio, sobre a conveniência de elogios e reverências feitas por Alckmin a Dilma. "E o projeto tucano para 2014?", indagam alguns colegas.

Do lado petista, a reprovação é maior e predominante. Um bom observador presente no Palácio dos Bandeirantes há duas semanas, (por coincidência, no dia 13 de setembro), ocasião de mais uma demonstração de nobreza e elegância, verificou que nenhum deputado estadual do Partido dos Trabalhadores aplaudiu Alckmin em sua fala. Lapso ou caso pensado? Certo é que destoaram do clima de cordialidade. Dentro da sigla, as ações de Dilma, mais do que incompreendidas, são desaprovadas, refutadas, criticadas. "Ora, o que justifica tantos sorrisos de Dilma para Alckmin?", questiona a maioria. A resposta é clara e cristalina: necessidades da população.

Duas autoridades de expressão nacional, nomes de liderança em seus partidos, os ocupantes dos dois mandatos mais importantes do país, promovem a valorização do interesse público e o compartilhamento de ideais pelo bem comum que pedem registro, destaque e aplauso. Pela sua originalidade, por seu caráter prático e produtivo e, adicionalmente, pela coragem do enfrentamento de convicções de alguns membros de suas próprias agremiações políticas, Dilma Rousseff e Geraldo Alckmin merecem reconhecimento e congratulações. Afinal, com essa união voltada para o interesse público e não para projetos partidários ou pessoais, quem sai ganhando é o povo paulista e brasileiro.



*Roberto Engler é deputado estadual em seu sexto mandato pelo PSDB de São Paulo.

alesp