Pneus descartados serão usados na pavimentação


15/12/2011 20:30

Compartilhar:


O reaproveitamento de pneus inservíveis é o mote do PL 315/2009, apresentado pelo deputado Reinaldo Alguz (PV), que foi aprovado em 14/12. A adição da borracha triturada na composição de asfalto, além de resolver problemas sanitários e ambientais, retarda o aparecimento de trincas e diminui os custos operacionais, diz o deputado na justificativa do PL.

Ainda segundo o parlamentar, o asfalto emborrachado, apesar de custar 30% a mais, é econômico por reduzir os custos de manutenção das rodovias. E tem ainda outras vantagens. Com a mistura, o asfalto adquire "uma memória elástica que dilata e contrai enquanto os veículos circulam sobre ele, assim se adaptando melhor às variações de temperatura".

Esse pavimento é também mais durável e, quando está sendo aplicado, reduz pela metade a espessura necessária do asfalto, economizando a quantidade de brita usada e o gasto com o seu transporte, assim como o consumo de energia elétrica para a compactação da mistura. Para cobrir 1 quilômetro de rodovia são necessários 4,6 mil pneus de passeio, que deixam de ser descartados na natureza, o que torna o asfalto ecologicamente correto.

alesp