Lagoinha pode ter melhorias para saúde pública e policiamento


17/08/2001 15:56

Compartilhar:


O deputado Salvador Khuriyeh (PSB) apresentou dois requerimentos de informação na Assembléia Legislativa, um enviado à Secretaria de Segurança Pública e outro à Secretaria da Saúde. Ambos os requerimentos pedem solução para problemas enfrentados pela população do município de Lagoinha, no Vale do Paraíba.

Da Secretaria da Segurança Pública o deputado perguntou sobre a possibilidade de aumentar o efetivo de investigadores em Lagoinha, já que o município conta com apenas quatro policiais militares, um delegado (que atende três vezes por semana e reside no município vizinho) e um escrivão.

Embora o número de ocorrências policiais não seja elevado, a população deseja que as diligências policiais sejam constantes, atribuição esta dos investigadores, para que a segurança em Lagoinha seja realmente salvaguardada.

Segundo Khuriyeh, os moradores de Lagoinha tem sofrido com freqüência a falta de assistência médica. O requerimento enviado à Secretaria da Saúde pede informações sobre a possibilidade de o município passar a contar com médicos residentes durante 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados.

Em seu questionamento, Khuriyeh afirma que compete ao governo estadual prover melhorias nos serviços de saúde aos municípios, e lembra que, atualmente, Lagoinha é atendida por um médico a cada dia, em diferentes especialidades, entretanto nenhum residente na cidade e, mais grave, sem atendimento noturno.

Respostas. Quanto à questão do reforço policial, a Secretaria de Segurança Pública informou ao deputado que após o término do curso de formação profissional para a mencionada carreira policial, é muito provável que mais um investigador seja designado para Lagoinha, como foi solicitado.

A Secretaria da Saúde comunicou ao parlamentar que a Direção Regional de Saúde de Taubaté, que responde por Lagoinha, não possui disponibilidade de recursos humanos para atender a solicitação no momento, e que o provimento de mais uma ambulância ao município já está sendo protocolado na referida regional.

alesp