Ato público de apoio ao tribunal internacional Katrina


09/05/2007 19:51

Compartilhar:


Um Ato publico de apoio ao Tribunal Katrina está sendo organizado no Brasil pela Conen, MNU, CUT, UNE, APEOESP, Sindicato dos Radialistas, Sindsep, Sinpro ABC, PT, PSTU, Conlutas, Afubesp, SOS Racismo, Yle Ase Ya Odo Alafin ni Oyo, Fórum Estadual de Mulheres Negras-SP, Frente Parlamentar Para Promoção da Igualdade Racial-Alesp, Rede Nacional de Afro-descentes de LGBT, Unegro.

O Tribunal Internacional terá lugar em Nova Orleans, de 29 de agosto a 2 de setembro de 2007, segundo ano da tragédia, está sendo organizado pela Coalizão do Fundo Popular de Ajuda às Vítimas do Furacão (PHRF-OC) e a Coalizão de Militantes Negros Sobre o Katrina, juntamente com o Acordo Internacional dos Trabalhadores, o Tribunal Internacional África e outras organizações internacionais lançaram uma campanha com a finalidade de convocar um Tribunal Internacional " Furacão Katrina, destinado a julgar as violações dos direitos humanos, cometidas pelo governo dos EUA.

Por que um tribunal

"Nos deixaram morrer". Esta é a acusação lançada contra o governo dos Estados Unidos pela população de Nova Orleans e da Costa do Golfo. Entre 29 de agosto e 5 de setembro de 2005, o mundo pôde perceber a falência do governo dos EUA, incapaz de proteger e respeitar a vida dos negros e dos pobres. O furacão Katrina causou mais de 2 mil mortos e desaparecidos e deixou mais de 800 mil sem abrigo, sem emprego, abandonados à própria sorte.

Nunca, desde a guerra civil no final do século 19, se produziu uma deportação tão massiva e tão desumana da população negra nos EUA.

Depois do furacão, o governo privou milhares de negros de seus direitos políticos; deslocou-os para o o Interior do país; concedeu contratos para empresas que tem vínculos com a administração Bush sem licitações, transgrediu as leis de proteção ao meio ambiente e o código de proteção dos trabalhadores. Marginalizou, de maneira injustificável, milhares de desabrigados; estabeleceu um programa de reconstrução que exclui a população negra (que é majoritária) de qualquer possibilidade de discutir o programa, e reservou extensos setores de Nova Orleans de modo a proceder a limpeza étnica destas zonas e impedir que a maioria negra volte a se instalar ali.

As acusações

Os sobreviventes do furacão Katrina imputam graves acusações contra os governos implicados (Federal, Estadual e Municipal) por violação de seus direitos humanos essenciais. As acusações se dividem em três categorias: a negligência e descumprimento dos procedimentos que precederam o Katrina; as faltas cometidas durante a inundação, o socorro e a evacuação; as faltas cometidas no período posterior ao furacão.

O governo dos EUA deve ser julgado e considerado culpado deste crime. Esta é a razão pela qual foi feito um chamado para criar um Tribunal Internacional para assegurar a Justiça, a Reconstrução e as Indenizações pelos danos.

lidpt@al.sp.gov.br

alesp