Entidades do funcionalismo divulgam regras de debate entre candidatos a governador


02/08/2002 19:18

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Por iniciativa de algumas das principais entidades representativas do funcionalismo público estadual (Sindalesp, Fessp-Esp, Fespesp, Apeoesp, SindSaúde, Afpesp, Afalesp, CCM, Sind. Metroviários e Sintaema), em parceria com inúmeras outras entidades, será realizado no dia 6 de agosto de 2002, terça-feira, das 22h as 23h30, com o apoio da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o primeiro encontro entre os candidatos que disputam o governo do Estado de São Paulo.

O principal objetivo do debate é promover a divulgação e o esclarecimento perante os servidores públicos estaduais ativos, aposentados e pensionistas da Administração Pública Estadual direta, indireta, autárquica e fundacional - e a população em geral - das opiniões e propostas dos candidatos ao cargo de governador do Estado sobre as questões atinentes ao serviço público e aos servidores públicos estaduais. Ressalta-se, por oportuno, que o público alvo (servidores estaduais), mais suas famílias, totalizam cerca de 4,5 milhões de eleitores.

Participarão do encontro todos os candidatos que assinarem o Termo de Compromisso de Participação, até o dia 1º de agosto de 2002. Os candidatos previamente inscritos deverão se apresentar ao local do debate com pelo menos meia hora de antecedência.

O encontro será realizado no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, em cujo recinto somente terão acesso - além dos candidatos, dos membros da Comissão Organizadora e profissionais das emissoras que irão transmitir o evento - as pessoas previamente credenciadas, até o dia 5 de agosto de 2002, mediante os seguintes critérios:

· Cinco pessoas indicadas por cada um dos candidatos;

· Os membros da Mesa Diretora da Alesp;

· Os lideres partidários da Alesp;

· Os jornalistas, fotógrafos e profissionais representantes das emissoras de TV e rádio, jornais e revistas que forem convidadas a promoverem a cobertura jornalística do debate;

· Os dirigentes e lideranças dos servidores públicos estaduais indicados pelas entidades promotoras.

O encontro será transmitido pela TV Assembléia e demais emissoras de TV e rádio interessadas (desde que previamente credenciadas). A TV Cultura e a TV Comunitária encontram-se em tratativas, visando a esse objetivo. O programa será mediado pelo jornalista Florestan Fernandes Jr., da TV Assembléia; e possivelmente, também, pelo jornalista Heródoto Barbeiro, da TV Cultura.

Os candidatos participantes não poderão fazer uso das imagens e sons do debate no horário eleitoral gratuito. Não serão permitidas no recinto manifestações hostis aos candidatos; bem como, propagandas eleitorais.

O encontro terá quatro blocos, intermediados por três intervalos de um minuto. Serão entrevistadores os representantes dos servidores e jornalistas definidos pelas entidades promotoras. Do início ao fim, o evento terá a duração estimada de 1h25min.

As perguntas dos representantes das entidades serão formuladas e levadas ao conhecimento prévio dos candidatos com pelo menos 48h de antecedência, para que os mesmos possam preparar as suas respostas. Cada uma dessas perguntas deverá ser respondida por todos os candidatos participantes.

Ressalta-se que os lugares reservados aos candidatos faltantes serão devidamente identificados com os seus respectivos nomes e permanecerão vagos ao longo do evento.

O documento contendo as reivindicações do funcionalismo estadual a ser entregue aos candidatos será assinado pelos representantes das entidades promotoras e conterá o nome ou a sigla de todas as demais entidades afins que aderirem ao mesmo até o dia 1º de agosto de 2002.

As entidades do funcionalismo estadual se reservam o direito de dar a mais ampla divulgação da iniciativa de realização do evento e dos seus resultados, dando especial destaque ao registro e a mais ampla crítica pelas ausências cujas justificativas não forem aceitas pela Comissão Organizadora.

Eventuais direitos de resposta e casos omissos serão resolvidos pelo mediador do debate eleitoral, orientado em cada situação por deliberação soberana da comissão organizadora.

1. PRIMEIRO BLOCO

No primeiro bloco, o mediador faz a apresentação do encontro, mostra as regras do programa, registra as ausências (durante dois minutos) e passa a palavra aos candidatos (que falarão por ordem de sorteio), para que os mesmos, em dois minutos cada, apresentem os principais pontos do seu programa de governo, com ênfase no temário do debate. Em seguida, dois representantes dos servidores, indicados pelas entidades promotoras, fazem uma pergunta cada, comuns aos candidatos, que serão respondidas em bloco pelos mesmos. Depois das respostas, entra o primeiro intervalo.

Perguntas: 30 segundos

Respostas: 2 minutos

2. SEGUNDO BLOCO

Neste bloco, um candidato faz pergunta exclusivamente sobre o temário do debate (O Serviço Público e os Servidores Públicos) a outro candidato. Todos os candidatos terão a oportunidade de perguntar ou de responder. Quem pergunta e quem responde será definido mediante sorteio, uma hora antes do início do programa. Na eventualidade de haver um número ímpar de candidatos participantes, o candidato que sobrar receberá pergunta do mediador do debate, também com direito a réplica e tréplica. Entra o segundo intervalo.

Perguntas: 30 segundos

Respostas: 1 minuto

Réplicas e tréplicas: 1 minuto cada.

3. TERCEIRO BLOCO

Neste bloco, os candidatos responderão a perguntas sobre o temário do debate a serem feitas por jornalistas previamente escolhidos pela Comissão Organizadora. Cada jornalista fará uma pergunta a um determinado candidato. Qual jornalista pergunta e qual candidato responde será definido mediante sorteio a ser realizado uma hora antes do início do encontro. Todos os candidatos receberão perguntas. Terceiro e último intervalo.

Perguntas: 30 segundos

Respostas: 2 minutos

4. QUARTO BLOCO (ENCERRAMENTO)

Antes do encerramento, um representante das entidades promotoras vai entregar por escrito as reivindicações dos servidores para todos os candidatos. A entrega será antecedida pela leitura do documento, num prazo máximo de dois minutos. Após o que, cada candidato fará suas considerações finais em dois minutos. O mediador informa da intenção das entidades de promoverem um novo debate com os dois candidatos que forem para o segundo turno, se houver.

alesp