Seminário debate caminhos e perspectivas para a segurança pública


10/11/2000 11:40

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa paulista, através do Fórum São Paulo Século XXI, em parceria com quatro secretarias de Estado, Justiça e Defesa da Cidadania, Segurança Pública, Administração Penitenciária e Assistência e Desenvolvimento Social, está promovendo, durante todo o dia de hoje, 10/11, o Seminário Segurança Pública: Caminhos e Perspectivas.

O evento foi aberto às 10h e contou com a presença do presidente da Assembléia, deputado Vanderlei Macris; do diretor de Política Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, André Daher; do chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Afonso Garrido; e dos secretários da Justiça e da Defesa da Cidadania, Edson Luís Vismona; da Segurança Pública, Mário Papaterra Limongi (adjunto); da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa; e da Assistência e Desenvolvimento Social, Edson Ortega Marques.

Para o presidente Vanderlei Macris, "o seminário representa um passo significativo na busca de solução para resolver o problema que aflige a sociedade e suas conclusões servirão de subsídio na elaboração de propostas de atuação nas áreas específicas de cada uma das secretarias aqui presentes".

O representante do Ministério da Justiça falou da sintonia do evento com o Plano Nacional da Segurança Pública, "que propõe um tratamento multidisciplinar para a questão da violência, tratando-a não como questão de polícia, mas como um problema social".

Garrido salientou que o fim da violência deve coincidir com a busca de caminhos da promoção social e da cidadania: "O desafio deste final de século é conseguir, através de ações da sociedade e do Estado, que a maioria miserável transponha a marginalidade e chegue à cidadania."

"A segurança pública permeia a inclusão dos diversos segmentos da sociedade, portanto as ações de inclusão social devem ser fortalecidas", asseverou Vismona, acrescentando que "o combate da violência com mais violência é uma tese arcaica".

O secretário adjunto da Segurança Pública espera que os trabalhos realizados no seminário de hoje "possam trazer um norte para as atividades da secretaria de segurança pública". E justificou: "Ao Estado compete colocar em prática as propostas que as forças vivas da sociedade lhe apresenta."

Segundo Furukawa, "em janeiro de 1995 eram 55 mil presos no Estado, e hoje são 92 mil, mas nem assim a segurança pública que a população anseia é obtida. Precisamos atacar, portanto, as causas da violência, discutindo o assunto com o Parlamento, com a sociedade civil e as diversas secretarias."

Para Ortega, "a Assembléia Legislativa é a casa do povo, portanto é o melhor ambiente para refletir os problemas, unidos à sociedade na busca de caminhos para o Estado".

A apresentação de quatro painéis dá continuidade ao evento. O primeiro faz um Diagnóstico da Violência; o segundo debate o Marco Legal do Combate à Violência; o terceiro faz o Planejamento e Participação Comunitária; e o último debate a Violência no Cotidiano.

Aguarde mais informações.

alesp