Deputada entra na luta pela valorização de José Bonifácio no currículo da rede estadual de ensino


01/11/2005 10:50

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) é o mais novo reforço da luta pelo resgate da memória de José Bonifácio de Andrada e Silva. Professora de História e presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, a parlamentar protocolou nesta segunda-feira, 31/10, uma Indicação ao governador Geraldo Alckmin, propondo a inclusão no currículo da rede estadual de ensino de um capítulo especial sobre o "Patriarca da Independência".

A ação da parlamentar vai ao encontro de um trabalho que já vem sendo realizado pelo Movimento Pró-Memória de José Bonifácio, presidido pelo psicólogo Arlindo Salgueiro. Uma das conquistas já alcançadas foi a promulgação da Lei Federal 11135/05, de autoria da deputada federal Telma de Souza (PT), que concede a José Bonifácio o título de Vulto da Pátria e determina que seu nome seja inscrito no Livro de Ouro dos Heróis da Pátria, ao lado de outras figuras ilustres da história brasileira, como Zumbi dos Palmares.

"Sem dúvida, José Bonifácio teve um papel fundamental em nosso processo de Independência. Além disso, era um homem que estava à frente de seu tempo, com preocupações na área de preservação ambiental e da inclusão social de índios e negros, entre outras ações inovadoras à época. É fundamental que nossas crianças e jovens conheçam melhor os feitos desse brasileiro", enfatiza a deputada Prandi, destacando que o mais ilustre dos irmãos Andradas tem sua importância reconhecida internacionalmente.

A parlamentar refere-se ao fato de que o santista José Bonifácio está imortalizado ao lado de Abraham Lincoln, Simon Bolívar e José San Martin, em um momento aos Heróis das Américas, construído em Nova Iorque (EUA). "Entretanto, esta mesma deferência não existe no Memorial da América Latina", explica o presidente do Movimento Pró-Memória. A edificação de um monumento ao "Patriarca da Independência" no Memorial também está sendo reivindicada pela deputada Prandi.

Conforme o presidente do Movimento Pró-Memória, uma alternativas para impulsionar o estudo sobre os feitos de José Bonifácio na rede estadual de ensino seria a promoção nas escolas de eventos referentes ao tema durante a Semana do Patriarca de Independência, a ser comemorada no período de 13 de junho, data de aniversário do seu nascimento. "Isto já está previsto na Lei 10.878/01, de autoria do ex-deputado estadual Edmur Mesquita (PSDB), mas não vem sendo cumprido", explica Salgueiro.



CAPITAL EM SANTOS - Outra reivindicação do Movimento Pró-Memória de José Bonifácio reforçada pela deputada Prandi é a transferência da Capital do Estado para Santos todo dia 13 de junho. "Isto é feito em Minas Gerais, que transfere a capital de Belo Horizonte para Ouro Preto, todo dia 21 de abril, em homenagem a Tiradentes. Nada mais justo que São Paulo siga este exemplo como forma de celebrar os feitos de José Bonifácio", argumenta Maria Lúcia Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp