Votação do projeto do HC é adiada


10/11/2011 17:27

Compartilhar:


Depois de duas semanas de obstrução dos deputados petistas, somados a outros integrantes da oposição, o projeto de privatização do Hospital das Clínicas, de autoria do governador Geraldo Alckmin, sofreu, no dia 9/11, uma derrota em Plenário, por falta de número suficiente de deputados para votar o projeto.

A propositura transforma o HC em autarquia especial, o que permitirá autonomia para a venda de serviços aos planos de saúde e aos particulares em detrimento ao atendimento aos pacientes do SUS. Os deputados do PT resistiram à votação do projeto e criticaram o sistema que vai enfraquecer ainda mais o SUS e legitimar a porta dupla adotada pelo hospital, que há anos é criticada e inclusive sofreu ações judiciais questionando a prática.

A sessão foi acompanhada por plateia composta por servidores da Saúde. Na mesma data, os servidores estiveram, na entrada da Assembleia, em manifestação organizada pelo Sindsaúde em protesto contra a privatização do Hospital das Clínicas e em apelo pela votação do Projeto de Lei 60, que institui plano de carreira, vencimentos e salários para os funcionários da Saúde. O PL 60 foi aprovado.

A obstrução ao projeto do HC foi acompanhada por intenso debate entre oposição e base de sustentação. O governo Alckmin tem maioria na Assembleia, mas não conseguiu colocar seus seguidores para aprovar a propositura que está na Casa deste 2006, e sofreu resistência de deputados inclusive do PSDB. (ot)



imprensa@ptalesp.org.br

alesp