Rede pública pode ter assistência e internação domiciliar


16/12/2011 13:39

Compartilhar:


Luiz Carlos Gondim (PPS) protocolou em 14/12 projeto de lei que poderá ajudar a desafogar os hospitais públicos do Estado e, ainda, prestar melhor atendimento à população: trata-se do Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar (Prohdom), popularmente conhecido como home care.

De acordo com o texto do PL 1206/2011, o programa destaca-se pela atenção, assistência e internação domiciliar, cujo objetivo é contribuir para a otimização de leitos hospitalares, reduzir o tempo de permanência e, aumentando a rotatividade dos leitos clínicos e cirúrgicos, evitar a hospitalização desnecessária, reduzir taxas de reinternações, minimizar riscos de infecção hospitalar, intensificar os períodos livres de intercorrências hospitalares em pacientes crônicos, prevenir as complicações no domicílio e humanizar o tratamento.

A execução do programa deverá ficar a cargo do Poder Executivo. O Prohdom deverá ser coordenado por um profissional médico e composto por uma equipe multidisciplinar. O programa deverá ser implantado gradativamente nas unidades hospitalares e em outros estabelecimentos de saúde do Estado de São Paulo, obedecendo prioridades que incluem disponibilidade de recursos previstos para cada equipamento de saúde, área geográfica contemplando as várias regionais de saúde e interação com os programas existentes.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp