Opinião - Conduzir a Liderança do PT: defesa de princípios e projeto

Temos de denunciar a falta de compromisso do governo do Estado com políticas públicas transformadoras e deixar claro que o modo petista de governar é diferente
21/03/2012 17:06

Compartilhar:


É com muita honra que assumo a Liderança da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, em meu segundo ano como deputado estadual. Trabalharei com afinco para corresponder à confiança e ao mandato de cada um dos companheiros de bancada, assim como de cada companheiro do partido.

Assumo em sucessão ao líder Enio Tatto, companheiro de fibra e convicção partidária forte, que defendeu nosso partido com vigor, demonstrando as mazelas do governo tucano como no caso da mobilização pela CPI das Vendas de Emendas.

No comando do Enio, protocolamos três pedidos de CPIs, como a dos Pedágios. Firmamos diálogo com os movimentos populares e outros setores, realizando diversas audiências, inclusive com a participação de representantes do governo federal. Agora, encerrou-se o período com a organização do seminário sobre as experiências das prefeituras petistas, evento que trouxe a riqueza, a criatividade e a coragem das nossas administrações, que sempre têm o povo como sujeito da história.

Atuar em nome da bancada do PT, aprofundar o debate com os diversos setores do partido e os movimentos sociais, denunciar as irregularidades e a falta de compromisso do governo do Estado com políticas públicas transformadoras são o nosso objetivo.

Temos de demonstrar que não há vontade política do governo Alckmin em resolver problemas cruciais que afetam a vida de milhões de trabalhadores na Região Metropolitana de São Paulo, como o caso dos transportes, que não têm a malha metroferroviária expandida para atender a necessidade da população e também não recebe os devidos investimentos em manutenção.

Vemos a mesma falta de iniciativa e compromisso para resolver os problemas das enchentes, as questões habitacionais, onde o governo Alckmin lança mão da repressão como uma de suas armas para solução dos conflitos.

Ao mesmo tempo, é nossa missão deixar claro que o modo petista de governar é diferente. Trazer à Assembleia e ao debate público com setores da sociedade o modelo adotado pelo governo Dilma de políticas sociais de inclusão e desenvolvimento com soberania nas áreas da saúde, educação, habitação e infraestrutura também é dever nosso. E assim o faremos.

Neste ano, ainda temos as eleições municipais, que pautarão o debate interno e que merecerão total atenção de nossa bancada, pois são essenciais ao nosso projeto estratégico e de vitória nas eleições de 2014.

Os desafios são imensos, mas a luta e o compromisso político de cada companheiro deputado são a certeza de que o PT tem na Assembleia Legislativa, guardiões de sua história e de toda importância política que temos para o futuro do Brasil e de São Paulo.



*Alencar Santana é líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo.

alesp