Delegado-geral de polícia de São Paulo discute com parlamentares segurança da Zona Leste de São José dos Campos


03/11/2005 11:47

Compartilhar:


O deputado Carlinhos Almeida (PT) participou reuniu-se na terça-feira 1/11, com o Delegado-geral da polícia civil de São Paulo, Marco Antonio Desgualdo para discutir melhorias na segurançap pública da região leste de São José dos Campos. O encontro teve a participação dos vereadores Amélia Naomi (PT) e Wagner Balieiro (PT) além de representantes dos bairros Jardim das Flores e Galo Branco.

Carlinhos solicitou ao Delegado-geral a implantação de dois Distritos Policiais a médio prazo: um no Eugênio de Melo e outro no Novo Horizonte, já que os moradores e comerciantes da região constantemente fazem reclamações sobre a falta de segurança.

Os moradores reclamam da falta de delegacia nos bairros Eugênio de Melo e Novo Horizonte, sob a justificativa de que quando há ocorrências precisam ser registradas em bairros distantes. Nos finais de semana a situação fica ainda pior, já que a comunidade precisa se deslocar para as únicas duas delegacias de plantão da cidade, que ficam no bairro 31 de Março, na região sul, e no Centro. Segundo as lideranças dos bairros, isso tudo desestimula a população a registrar queixas, além de causar muita insegurança.

Carlinhos sugeriu a tomada de uma medida de emergência ao delegado-geral: a criação de um atendimento itinerante nos bairros, na forma de um plantão semanal, enquanto as delegacias não são implantadas. Assim a população local poderá, uma vez por semana, registrar o boletim de ocorrência sem precisar sair do bairro.

Desgualdo gostou da sugestão e disse que vai colocar a idéia do deputado em prática. "Podemos fazer um atendimento personalizado aos moradores e verificar os resultados", afirmou.

Em 2002, Carlinhos fez o Projeto de Lei 231, para a criação do Distrito Policial no Distrito de Eugênio de Melo. Carlinhos justificou em seu projeto que a região abrange os bairros do Galo Branco, Jardim das Flores, Itapuã e outros bairros da zona rural, que apesar de ser uma região densamente povoada, contando com aproximadamente 25.000 habitantes, não possui nenhum Distrito Policial. "Esta situação causa muitos problemas aos moradores, que quando precisam da prestação policial são obrigados a se dirigir ao 5o. Distrito Policial, localizado no bairro da Vila Tesouro, distante 10 km", argumentou Carlinhos.



Comissão de Segurança

O deputado Carlinhos Almeida é o mais novo membro da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, por indicação da bancada do PT.

"É uma nova tarefa que assumimos. A segurança é uma das responsabilidades do Estado que mais preocupam o cidadão paulista", considerou o parlamentar.

Segundo Carlinhos, a Comissão acompanha de perto a política de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Já passaram por ela questões graves como denúncias de manipulação de estatísticas de violência pelo governo estadual, a mudanças nas carreiras dos policiais civis e militares, a estrutura para o bom funcionamento do aparato de segurança, como as áreas de inteligência e o número do efetivo.



carlinhos@carlinhos.org

alesp