Notas de Plenário


25/09/2008 20:06

Compartilhar:


Lição ao contrário



Carlos Giannazi (PSOL), declarou seu repúdio à maneira como o governador Serra e o secretário Ronaldo Marzagão têm conduzido a crise gerada pela greve dos policiais civis. Segundo Giannazi, o governo tem agido de modo arbitrário ao perseguir delegados que aderiram à paralisação, inclusive com transferências injustificadas. "Serra usa agora os mesmos instrumentos autoritários que combatia quando estava à frente da UNE, em 1964, como se tivesse aprendido ao contrário a lição da história", declarou o parlamentar. "O simples fato de os policiais de São Paulo receberem os salários mais baixos do Brasil revela o descaso com o qual este governo trata a segurança pública". (AB)



Jogo do contente



Depois de agradecer pelo apoio de Carlos Giannazi à greve dos policiais civis, Olímpio Gomes (PV) encorajou os policiais militares a aderirem ao movimento, uma vez que o que está sendo reivindicado beneficia às duas corporações. "Será que não está na hora de deixarmos de fazer o joguinho do contente e dizermos um basta a este governo?", disse ele. O deputado conclamou os policiais a repetirem o que fizeram em 2001, quando declararam o secretário da Segurança, na época Marco Vinício Petrelluzzi, como persona non grata à polícia. "O atual secretário, Ronaldo Marzagão, na verdade é "persona ingrata", já que começou sua carreira na academia do Barro Branco", afirmou Gomes. (AB)



Campanha nacional



De volta à tribuna, Olímpio Gomes defendeu a necessidade de uma campanha nacional visando convencer os senadores a votarem contra o PL 307/2007, de autoria do deputado federal Luiz Couto (PSB-PB), que criminaliza a prestação de serviços privados de segurança pessoal e patrimonial por policiais em folga, o famoso "bico". O projeto já passou pela Câmara e, segundo o deputado, caso seja aprovado no Senado, trará graves dificuldades para os policiais, que recorrem a esse expediente para compensar os baixos salários. "70% dos policiais fazem bico e os 30% restantes estão procurando uma oportunidade para isso", afirmou Olímpio Gomes. (AB)

alesp