Da Tribuna


13/05/2010 19:54

Compartilhar:


Crescimento econômico e social



Carlinhos Almeida (PT) destacou as manchetes do Jornal Vale Paraibano, de São José dos Campos, que deram a entender que estariam sobrando empregos na região. Segundo Almeida, o jornal levanta o número de vagas disponíveis, apontando as que exigem uma formação específica. Para o deputado, o país vive um momento de crescimento econômico e de desenvolvimento que tem proporcionado geração de emprego e renda. Destacou que nos oito anos do governo Lula houve controle da inflação, garantia de estabilidade econômica e crescimento com desenvolvimento. "O Brasil sonha ser uma potência não só econômica como social", concluiu. (DB)



Servidor Público



Carlos Giannazi (PSOL) manifestou sua total contrariedade e indignação com a decisão do Supremo Tribunal Federal, que teve o apoio da Advocacia Geral da União, de proibir a greve dos servidores públicos em todo o território nacional. "Essa decisão representa um retrocesso na luta dos trabalhadores no Brasil", afirmou Giannazi. Segundo o parlamentar, "a greve é o último instrumento utilizado pelo servidor público, que é o único a denunciar essa política danosa que destrói e prejudica os servidores inativos e, sobretudo, os aposentados e pensionistas". (DB)



Basta à Pedofilia



José Bruno (DEM) relatou o que tem feito na CPI da Pedofilia e parabenizou a Casa e seus líderes partidários que proporcionaram para que a CPI fosse realizada esse ano. "É necessário que esta Casa, como entidade legisladora e poder público, tenha uma política que traga segurança a essas crianças", afirmou o parlamentar. O deputado também destacou que hoje existe uma lei que penaliza o estupro com até 30 anos de reclusão, considerando um avanço para o país. Bruno homenageou os 62 anos da fundação de Israel e destacou a grande presença da comunidade judaica no Brasil, além de comemorar, depois de sete anos, a abertura do Consulado de Israel. (DB)



Estatuto da Criança e do Adolescente



Donisete Braga (PT) lembrou que no mês de julho serão comemorados 20 anos da importante lei, que foi muito discutida na Casa, o Estatuto da Criança e do Adolescente. O parlamentar também mencionou que o dia 18/5 é o Dia Nacional do Combate à Violência e convidou todos que debatem sobre o tema, conselheiros tutelares do Estado, conselhos e ONGs, para que compareçam à Audiência Pública que será realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo com a finalidade de propor a criação de uma Comissão Permanente para tratar do tema Criança e Adolescente com mais atenção. (DB)



Combate à dengue em São Paulo



Marcos Martins (PT) cumprimentou todos os cipeiros - que são os funcionários que participam da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. De acordo com o deputado, trata-se de uma atividade importante, prevenindo os acidentes de trabalho. Além disso, Martins manifestou sua preocupação com o surto de dengue registrado no Estado de São Paulo. Ele enfatizou que a Comissão de Saúde pretende convocar o secretário de Saúde do Estado para questionar quais medidas estão sendo tomadas para o combate da doença. Para ele, a situação atual é a de "iminência de um surto" da doença. (TB)



Estado forte



Vanderlei Siraque (PT) criticou a postura do ex-governador do Estado José Serra, que agora se diz defensor de um Estado forte. De acordo com o deputado, Serra, o PSDB e o DEM são neoliberais, visando sempre a precarização dos serviços públicos e dos contratos de trabalho: "Como as pessoas mudam durante as eleições", disse. Para ele, o neoliberalismo afundou com a crise global mundial e, graças à economia forte implantada pelo governo Lula, o Brasil foi um dos "últimos países a entrar na crise". Siraque também enfatizou que o governo estadual nunca construiu uma política pública no Estado. (TB)



Adicional Local de Exercício



Conte Lopes (PTB) falou sobra a aprovação do projeto referente ao Adicional Local de Exercício (ALE). Lopes parabenizou o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Alvaro Batista Camilo, já que o ALE engloba também os inativos e os policiais deficientes físicos. Ele agradeceu os 94 deputados da casa pela votação. Com relação ao projeto que modifica a forma de pagamento do ALE, Lopes disse que o aumento é retroativo a 1º de março: "Apesar de ser pouco, de toda forma foi aprovado". (TB)



Prevenção e conscientização



Luis Carlos Gondim (PPS) falou sobre os problemas enfrentados no Estado por causa da dengue. De acordo com o deputado, em 2008, a Assembleia aprovou moção dirigida ao Ministério da Saúde e ao Presidente da República propondo medidas para criar uma Brigada Especial de Combate e Prevenção a dengue. Ele citou que na época também foi feita uma moção, ressaltando que as brigadas seriam compostas por agentes comunitários de saúde. Ele cobrou do Ministério da Saúde e da Anvisa medidas de combate ao mosquito, já que São Paulo enfrenta um aumento no número de casos da doença: "A luta deve ser imediata pela conscientização". (TB)

alesp