Arte na escola traz espetáculos para a sala de aula


09/02/2012 19:38

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2012/qq.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Além do enriquecimento cultural do aluno, o Projeto de Lei 21/2012, do deputado Carlos Giannazi, também procura tornar a escola mais atraente e estender seu espaço de cultura para a comunidade. Ele propõe que o currículo escolar seja ampliado com espetáculos teatrais, de dança, de música, palestras de escritores e sessões de cinema. Com o nome de Projeto Arte na Escola, o programa é aberto a todas as escolas interessadas, que poderão se inscrever na diretoria de ensino, e oferecer espaço adequado ao evento (auditório, quadra coberta, pátio, sala de leitura, por exemplo).

Pelo projeto, a Secretaria Estadual de Educação é incumbida coordenar e supervisionar o programa, de organizar as inscrições das escolas e dos interessados em oferecer seus serviços e o calendário de eventos, contratar os profissionais ou empresas e garantir, com as escolar, a qualidade do espaço.

Poderão inscrever-se no projeto como contratados músicos ou grupos musicais, grupos de dança, cantores, grupos teatrais e ou circenses, autores de livros de literatura e empresas de projeção cinematográfica. É exigido um ano de existência e experiência e efetiva atuação devidamente comprovada.

"Ver, ler, ouvir e vivenciar as diferentes formas da arte constituem-se em uma forma moderna e rica de re-leitura do mundo contemporâneo. E a escola não pode ficar ao largo dessas formas de expressão do entendimento do mundo. Trabalhar no cotidiano escolar significa ampliar a variedade de linguagens e permitir a descoberta de novos caminhos de aprendizagem é, antes de tudo, trabalhar com a sensibilidade humana, de uma forma prazerosa e saudável para o ambiente escolar como um fator harmonizador de resultado animador junto aos jovens", afirma Carlos Giannazi na justificativa.



O projeto foi publicado nesta quinta-feira, 9/2, no Diário Oficial, e deve ser distribuído às comissões.



Veja a íntegra deste e de mais projetos no Portal da Assembleia: acesse www.al.sp.gov.br e clique em projetos.

alesp