Sorocaba pode ter extensão de Escola Técnica Federal


31/05/2007 11:38

Compartilhar:


A possibilidade de Sorocaba ter uma extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) foi aventada aos deputados petistas Hamilton Pereira (estadual) e João Paulo Cunha (federal) na manhã desta quarta-feira, 30/5, durante audiência no Ministério da Educação (MEC). Os deputados foram recebidos pelo professor Getúlio Marques Ferreira, coordenador-geral de supervisão da gestão das instituições federais de educação profissional e tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Segundo o professor, a extensão pode ser ligada ao Cefet de São Paulo e necessitaria da cessão de um prédio por parte da prefeitura. O professor também disse que a partir dos investimentos a serem realizados ao longo dos anos há a possibilidade de que a extensão seja transformada num Cefet. Hamilton Pereira mantém ainda contato com a representante do MEC no Estado de São Paulo, Iara Bernardi, para que acompanhe a questão.

"A companheira Iara sempre teve conhecimento aprofundado dos projetos desenvolvidos pelo MEC e, hoje, representando o Ministério no nosso Estado é uma força fundamental nessa luta", observa Hamilton. "O resultado dessa primeira conversa é para nós muito satisfatório, principalmente considerando a possibilidade de a extensão vir a ser um Cefet futuramente", completa o deputado.

O parlamentar destacou, durante a reunião, a grande demanda por vagas no ensino tecnológico na região. Como exemplo, o parlamentar citou as inscrições para o "vestibulinho" do segundo semestre da Escola Técnica Estadual Fernando Prestes, que recebeu quase 3 mil inscritos para 400 vagas. "A nossa região está em franca expansão e a necessidade do curso técnico é uma necessidade tanto dos jovens que precisam se qualificar para o mercado de trabalho, como para as empresas que sentem falta dessa qualificação", conclui Hamilton Pereira.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp