Caramez busca apoio para construção de usina termelétrica


10/04/2003 18:15

Compartilhar:


Na terça-feira, 08/4, o deputado João Caramez esteve na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, acompanhado dos prefeitos Marcos Andrade, de Iperó, Jair Ferreira Duarte Jr., de Araçoiaba da Serra, e do empresário Ítalo Hamilton Barioni, de Campinas, solicitando o empenho do secretário João Carlos de Souza Meirelles para a aprovação de um projeto que permite a implantação de uma usina termoelétrica no município de Araçoiaba da Serra.

A usina projetada pelo Holding Contém terá capacidade para gerar 500 mega-watts de energia, que seria suficiente para abastecer uma cidade como Campinas. Está prevista a criação de mil empregos diretos e um investimento na ordem de 265 milhões de dólares para a sua implantação, com previsão de faturamento no ano de 140 milhões de dólares.

Segundo, o presidente do holding, Ítalo Barioni, o empreendimento vem ao encontro da proposta do governador Alckmin, que tem orientado seu secretariado no sentido de incentivar projetos que geram recursos e empregos para o Estado. O empresário disse ainda que, após a aprovação do projeto, que tramita na Secretaria de Meio Ambiente, a previsão de construção e operação da usina é de 24 meses.

O projeto tem total apoio do prefeito de Araçoiaba da Serra, que estima em cem por cento o aumento dos tributos arrecadados na cidade. Para o prefeito de Iperó, cidade vizinha, a usina vai gerar empregos e certamente absorverá mão-de-obra do município. Ambas as cidades já se preparam para oferecer trabalhadores qualificados para atuar no empreendimento.

Para o deputado João Caramez, o projeto chega no momento certo, pois o Governo do Estado tem trabalhado no sentido de fortalecer a economia dos municípios. Caramez fez questão de procurar o secretário Meirelles para que o projeto seja aprovado e a usina implantada nos próximos dois anos.

"O projeto é sem dúvida interessante, porque a usina será refrigerada a ar, sendo livre do poluente CFC que causa danos ao meio ambiente. E, também, vai gerar emprego e renda para os municípios", disse o deputado.

O secretário Meirelles mostrou interesse no projeto e prometeu verificar na Secretaria de Meio Ambiente a possibilidade da sua implantação, caso esteja de acordo com as normas impostas pelo órgão.

alesp