Entregue nova estrutura para visitação do Parque Estadual da Serra do Mar


01/10/2003 17:15

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Roberto Alves

O deputado Roberto Alves (PTB) agradeceu ao secretário estadual do Meio Ambiente, José Goldenberg, e a diretora geral do Instituto Florestal, Maria Cecília Wey de Brito, pela conclusão das obras da nova estrutura na Base de Visitação Pública, localizada na Praia da Fazenda, que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar, no km 11 da Rodovia Rio-Santos - BR-101 - em Ubatuba.

"Com a obra, o Núcleo Picinguaba vai contar com melhores condições para receber os visitantes, além de reestruturar o Programa de Uso Público, direcionando às atividades para a comunidade do entorno e das regiões do Litoral Norte e Vale do Paraíba", avalia o deputado.

As obras obtiveram recursos do Projeto de Preservação da Mata Atlântica (PPMA), envolvendo os governos do Brasil e da Alemanha e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por intermédio do Instituto Florestal, que administra o parque.

A estrutura para visitação pública começou a ser implantada em 1983, a partir da construção de um centro de visitantes com auditório para 70 pessoas, sala de exposição, oficina de arte e educação, biblioteca, videoteca e mapoteca, além dos locais de hospedagem. Com a reforma, além das melhorias na hospedaria e no centro de visitantes, a base passa a ter também churrasqueira, estacionamento e nova guarita.

Para o deputado, a conclusão das obras representará impulso significativo na promoção do ecoturismo no Parque Estadual da Serra do Mar, que ocupa 80% do município de Ubatuba.

"É de extrema importância que o Instituto Florestal e a Prefeitura de Ubatuba continuem trabalhando em parceria para promover a utilização da base por escolas e para atrair turistas, como forma de desenvolver atividades de educação ambiental e contribuir para a formação de agentes responsáveis para preservação do meio ambiente", frisou Roberto Alves.

O Núcleo Picinguaba recebe, ao longo do ano, mais de 60 mil visitantes, chegando a hospedar cerca de 2.500 pessoas, que contribuem para o desenvolvimento econômico da região.

rjesus@al.sp.gov.br

alesp