Da Tribuna


06/04/2011 19:23

Compartilhar:


Obra inacabada



Sebastião Santos (PRB) pediu que a empresa Triângulo do Sol, responsável pela administração de trecho da rodovia Washington Luís, termine obra no canteiro central, localizada entre o quilômetro 432 e o quilômetro 449, pois ainda faltam as muretas de concreto. "Esse trecho, que margeia a cidade de São José do Rio Preto, tem alto índice de acidentes e causa transtornos quando há enchentes". Ele ainda solicitou ao governador do Estado que a empresa seja notificada para executar o serviço o mais rápido possível. "Que a concessionária, que cobra pedágios de R$ 10,60, resolva com urgência essa questão". (DK)



Saúde 1



Gerson Bittencourt (PT) contou que no último sábado, 2/4, esteve em evento onde o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, autorizou a abertura de processo de licitação para a construção do Instituto da Saúde da Mulher no município de Campinas. "Esse instituto vai atender não só a demanda local, mas a população de outras regiões e Estados". Bittencourt também comentou que, no mesmo dia, participou da comemoração dos 25 anos da Fundação Síndrome de Down, no mesmo município, e a parabenizou pelo trabalho realizado. (DK)



Fortalecimento do Estado



Luiz Marcolino (PT) comentou a crescente onda de reclamações por parte dos prefeitos que vêm arcando com gastos afetos ao Estado, não ao município. Citando um exemplo dessa situação, o parlamentar contou que a prefeitura de Carapicuíba tem direito um repasse do Estado, mas para recebê-lo, terá de construir o prédio de uma Fatec. "Para um Estado forte, é necessário o fortalecimento dos municípios, mas o que está acontencedo é o seu empobrecimento". (DK)



Saúde 2



"Fico feliz em observar as frequentes visitas que vêm ocorrendo à Casa. É extremamente importante que estudantes acompanhem os trabalhos realizados neste ambiente", disse Itamar Borges (PMDB) ressaltando a presença dos alunos da EE Dr. Sylvio de Aguiar Maya, do município de Pedreira. O deputado destacou que nesta quinta-feira, 7/4, é o Dia Mundial da Saúde e comentou a existência de diversos projetos abrangendo a temática. Borges ainda lembrou de conquistas do setor, como a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) na cidade de Fernandópolis. (DK)



Lançamento da Unesco



"Espero que nesses quatro anos eu consiga realizar, no mínimo, 10% do que me propus a fazer como deputada", comentou Leci Brandão (PCdoB) ao lembrar que é preciso paciência no exercício da função, porque os resultados do trabalho político não são imediatos. Ela também falou que participou do lançamento da coleção da Unesco História Geral da África no Brasil, realizado no teatro Tucarena na manhã desta quarta-feira, 6/4. "A coleção mostra que a África não contribuiu apenas com a dança e a música, mas com a matemática, com a ciência e metalurgia", destacou. (DK)



Usinas



Luis Carlos Gondim (PPS) comentou uma notícia publicada na Folha de S. Paulo que diz respeito à construção de mais usinas nucleares. Gondim mencionou um PL que visa proibir o uso dessa energia e falou da usina Angra 3. De acordo com o deputado, a Folha, em sua matéria, destacou estatísticas que provam que as energias eólica e hidráulica, obtidas através de recursos naturais, podem produzir até 20 vezes mais do que a nuclear, além de não oferecerem risco para a população e custarem bem menos. (DV)



Saúde 3



Jooji Hato (PMDB) parabenizou Gondim pelo pronun­ciamento e pediu para aqueles que são a favor da construção de usinas nucleares imaginarem um vazamento em Angra dos Reis, assim como o que aconteceu no Japão. "Seria a falência desse país", declarou. Depois, Hato discursou sobre a situação da saúde no Estado, as filas nos hospitais públicos e o mau atendimento. Lamentou a dificuldade para se ter acesso à saúde e disse que os empresários dos planos privados querem fazer da medicina uma fábrica de dinheiro, e para isso exploram os servidores da área: "Cobram o muito e não oferecem um atendimento decente". (DV)



Vale do Paraíba



Afonso Lobato (PV) anunciou que a Frente Parlamentar do Vale do Paraíba, formada por diversos deputados da Casa, fez uma perigrinação pela região a fim de tomar conhecimento da realidade. Segundo o deputado, 15 unidades de saúde foram visitadas, entre elas o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC), que necessita de investimentos. Também foram verificados hospitais que precisam de credenciamento. Lobato reconheceu que a tabela do SUS tem de ser revisada, e afirmou que o hospital universitário de Taubaté foi considerado o pior do Vale, por isso pediu providências ao governador. (DV)



Dia Mundial da Saúde



Donisete Braga (PT), lembrando que nesta quinta-feira, 7/4, é comemorado o Dia Mundial da Saúde, afirmou que todos os parlamentares precisam apresentar iniciativas para atingir o princípio da universalização do Sistema Único de Saúde. Declarou não entender o motivo pelo qual, tendo vários Estados firmado convênio com o governo federal para a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos municípios, São Paulo não aderiu ao plano. "Não podemos deixar que posições ideológicas prejudiquem a área da saúde. Temos de reafirmar a política pública do governo federal para o setor". (BA)



Sucateamento de Educação



"Recebi várias denúncias de professores que foram aprovados em concurso estadual, assumiram o cargo, já estão lecionando desde janeiro, mas ainda não receberam salário. São cerca de 9 mil pessoas, que nem vale-refeição estão recebendo", declarou o deputado Carlos Giannazi (PSOL). Segundo o parlamentar, a pior jornada de trabalho do país é a do Estado de São Paulo. O deputado ainda mostrou-se frontalmente contrário à política de bônus, que prejudica os servidores já que os adicionais não são incorporados ao salário. "E o governo, com excesso de arrecadação de mais de R$ 10 bilhões, diz que não tem dinheiro para dar reajuste". (BA)

alesp