Hamilton Pereira quer Sorocaba como sede de projeto-piloto para trabalho de presos


02/08/2001 11:56

Compartilhar:


O deputado Hamilton Pereira (PT) vai discutir com diretores de penitenciárias de Sorocaba a implantação em suas unidades do Projeto Horizonte, que prevê a utilização de mão-de-obra de presos para a fabricação de materiais de construção para casas populares. A proposta de autoria de Pereira transformou-se, no mês passado, na Lei 10.846. A reunião será nesta sexta-feira, 3/8, às 11 h, na Deinter 7.

O deputado - que vem trabalhando para tornar Sorocaba sede do projeto-piloto - apresentará a proposta aos diretores da Casa de Detenção Provisória, Márcio Coutinho; da Casa de Detenção Dr. Antônio de Souza Netto (Penitenciária II), Hugo Berne; e da Casa de Detenção Dr. Danilo Pinheiro (Penitenciária I), Maurício Guarnieri.

Também estarão presentes à reunião a representante da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Valderesa Aparecida Camargo Galvão, e o coordenador das Unidades Penitenciárias da Região Central do Estado de São Paulo, Marco Antônio Feitosa.

Na última segunda-feira, 30/7, o parlamentar reuniu-se com o secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, para discutir como o governo do Estado executaria o Projeto Horizonte, já sob a forma de lei. Segundo Pereira, o secretário deu o aval para que o projeto seja levado adiante e aceitou a proposta do deputado de que Sorocaba se torne a sede do projeto piloto.

"Agora, com o acompanhamento da secretaria, por meio da dra. Valderesa, colocaremos a proposta para os diretores das penitenciárias de Sorocaba e discutiremos a viabilidade de sua aplicação", explica Pereira. A expectativa do deputado é que o programa seja bem aceito, pois parte dos diretores já o conhece e apóia sua iniciativa. "É muito difícil que alguém se coloque contra a execução de um programa cujo objetivo principal é dar ao preso condições de reinserção na sociedade", afirmou.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp