Lançada a Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista


13/02/2004 17:41

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O ato solene de relançamento da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo Paulista (Frencoop) foi realizado na tarde de quinta-feira, 12/2, na Assembléia Legislativa de São Paulo, por iniciativa do deputado Arnaldo Jardim (PPS), coordenador da Frente. Nesta nova fase da Frencoop, 22 deputados já confirmaram a adesão.

Também compuseram a mesa o presidente da Casa, deputado Sidney Beraldo, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira - representando o governador Geraldo Alckmin, o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Evaristo Machado Netto; o vice-presidente da Ocesp, Daniel Felippe; Odacir Zonta (PP/SC), membro da Frencoop Nacional, representando o presidente, deputado federal Moacir Michelletto; o diretor da Aliança Cooperativa Internacional, Américo Utumi; o chefe de gabinete da Organização das Cooperativas Brasileiras, Marco Aurélio Fulhida; o ex-deputado Milton Flávio, que presidiu a Frencoop em 2001, entre outras autoridades.

O presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, tratou da questão do desemprego e da falta de crescimento econômico, como também da concentração de renda e suas conseqüências. "Uma das alternativas, para que se encontre um meio termo na questão do capitalismo e a distribuição de renda, está no trabalho cooperativista, existente há mais de um século, pois é uma forma de possibilitar à economia nacional competir com o mercado internacional", concluiu Beraldo.

Apresentação frágil

Para Arnaldo Jardim, primeiro há uma evidente importância econômica e social do movimento cooperativista, mas há ainda uma frágil representação política do cooperativismo no Estado. "A idéia é que, neste momento em que o país está redefinindo o seu modelo econômico, redefinindo a sua matriz de desenvolvimento, o movimento cooperativista tenha uma participação cada vez mais ativa e recursos de políticas adequadas ao seu funcionamento, afirmou.

O coordenador da Frencoop relatou ao plenário a audiência que teve com o governador Geraldo Alckmin, quando, junto com a diretoria da Ocesp, tiveram a confirmação das três últimas bandeiras: a inclusão da disciplina "Cooperativismo" no currículo das escolas estaduais; a garantia de que um dos integrantes efetivos da Junta Comercial seja representante da OCESP - órgão oficial de representação das cooperativas paulistas - e estudar como o governo estadual pode ceder prédios em comodato para novas cooperativas.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, afirmou que o fortalecimento do cooperativismo paulista é uma forma de se obter novos postos de trabalho, gerar mais renda, aumentar o dinamismo da economia e melhorar os reflexos sociais. "Existem mais de 7.300 cooperativas registradas no país, abrangendo 5 milhões de pessoas e 182 mil empresas, e movimentam 6 % da riqueza brasileira".

Segundo Nogueira, o desempenho e o desenvolvimento da agropecuária deve-se ao modelo de cooperativismo agrícola, pois mais de um terço de todo valor da produção pecuária, da movimentação das riquezas produzidas pelo meio rural e pelo agronegócio de São Paulo são responsabilidades destas cooperativas.

Representatividade

O deputado federal Odacir Zonta destacou que a Frencoop Nacional é composta por 221 parlamentares, dos 513 no Congresso Nacional. "Isso, sem dúvida nenhuma, mostra a verdadeira representatividade desta Frente." Zonta ressaltou, ainda, a importância e o entusiasmo dessa iniciativa louvável e afirmou que o Congresso Nacional se coloca à disposição para estimular e fortalecer o cooperativismo no Estado de São Paulo. "O cooperativismo é o caminho para minimizar o capitalismo selvagem e uma oportunidade para superar a dificuldade de empregos".

Por fim, o presidente da Ocesp, Evaristo Machado, disse que o cooperativismo é o melhor sistema para materialização de renda e o melhor aliado dos governos que objetivam desenvolvimento econômico sustentado.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp