Líder do PT critica modelo de parcerias defendido por Alckmin


03/02/2004 16:29

Compartilhar:


Da assessoria da Liderança do PT

O PT quer garantir o poder de legislar e o dever de fiscalizar do Parlamento, afirmou o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores, Antônio Mentor, na segunda-feira, 2/2, dia da reabertura dos trabalhos legislativos. O líder apontou diferenças entre seu partido e o PSDB, tanto na forma como no conteúdo da ação política.

A sessão inaugural contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. Ele entregou ao presidente da Assembléia, Sidney Beraldo, uma mensagem sobre a situação do Estado. No documento, de dez páginas, Alckmin destacou a queda de 11,7 % na arrecadação do ICMS - a principal fonte de receita estadual -, reafirmou os compromissos apresentados durante a sua posse, no ano passado, e indicou três metas para este ano: a aprovação dos projetos da Parceria Público-Privada (PPP), de cobrança do uso da água e do Plano de Educação.

Para Mentor, as PPPs propostas por Alckmin são um engodo. "Eles utilizam o mesmo rótulo para um conteúdo diferente. Os tucanos querem criar uma empresa para o gerenciamento das parcerias, enquanto o governo Lula defende um fundo para o gerenciamento e mantém o controle dos investimentos privados e o acompanhamento da execução dos projetos", afirmou o líder petista.

Mentor lembrou que a bancada do PT é a maior defensora da votação do projeto de cobrança do uso da água e da destinação desses recursos aos comitês de bacias. Ele voltou a cobrar a instalação de CPIs. "O governador impôs uma mordaça ao Legislativo paulista. Há inúmeras denúncias graves que devem ser apuradas, sobre a Febem, o Rodoanel e a TV Cultura, entre outras", disse.

alesp