Barcas que ligam Santos a Guarujá iniciam venda de passes escolares com desconto


09/04/2003 15:56

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Autora de projeto de lei que obriga concessão do benefício, a deputada Prandi comemora adoção de medida pela concessionária do serviço. Até ano passado, apenas as barcas gerenciadas pela Dersa garantiam desconto aos estudantes cadastrados.



A empresa Barcas Santos Guarujá S/C Ltda, proprietária das populares 'azuizinhas' que fazem a travessia de pedestres entre os dois municípios, já está vendendo passes escolares com desconto de 50%. A medida vai ao encontro de um Projeto de Lei da deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), que tramita na Assembléia Legislativa, obrigando todas as concessionárias de serviços de travessia intermunicipal a garantir meia tarifa aos estudantes. Até ano passado, apenas as embarcações gerenciadas pela Dersa ofereciam o desconto.

"Esta é uma excelente notícia, porque a medida beneficia um grande contingente de estudantes que se desloca diariamente entre as duas cidades para chegar às escolas, faculdades e universidades. É importante que todos fiquem atentos para fazer o cadastramento e conquistar na prática o benefício", comenta a deputada Prandi.

Conforme relata a parlamentar, agora o objetivo é que o desconto também seja garantido pelas associações ou cooperativas responsáveis pelas travessias Santos - Santa Cruz dos Navegantes, Santos - Praia do Góes e Vicente de Carvalho - Canal do Mercado. "Na Santa Cruz, são quase 20 mil moradores. Muitos estudam em Santos. No Góes, não há escola e todas as crianças e adolescentes usam as barcas para ir estudar. As catraias de Vicente de Carvalho também são usadas diariamente por estudantes, especialmente universitários. È fundamental que todas concedam o desconto", frisa.

No início de 2001, a deputada Maria Lúcia e algumas entidades da sociedade civil organizada, como a Associação de Moradores da Praia do Góes e o Diretório Central dos Estudantes da Unaerp, promoveram um abaixo-assinado em defesa da extensão do desconto para todas as travessias. O documento contou com cerca de 4 mil adesões e foi entregue diretamente ao então secretário Estadual Adjunto de Transportes, Luiz Carlos David.

alesp