Ações de prevenção à hepatite


24/11/2008 18:43

Compartilhar:


O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) defendeu a ampliação dos programas de prevenção à hepatite com a realização de campanhas educativas e de esclarecimento à população. Segundo ele, apenas 15% dos infectados sabem que são portadores do vírus. Como a vítima não apresenta sintomas visíveis da doença no seu estágio inicial, a maioria deixa de realizar tratamento, o que piora o quadro clínico e aumenta os riscos de contágio.

Para discutir ações para prevenção e combate à hepatite, o parlamentar recebeu na sexta-feira, dia 21/11, em seu escritório político, em Santos, membros da diretoria da Casa da Hepatite. Estiverem presentes o hepatologista Elson Vidal Martins Júnior, o infectologista Ricardo Leite Hayden e o advogado Júlio Luís Brandão Teixeira.

"Muitas pessoas param de trabalhar por causa da hepatite. Estima-se que entre 10% e 20% da população tem algum tipo de alteração hepática", alertou Hayden, médico do hospital Guilherme Álvaro.

No mundo, os números da hepatite são preocupantes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as dos tipos B e C matam 1,5 milhão de pessoas por ano. Só no Brasil, há mais de 6 milhões de infectados. Em Santos, apesar da existência da notificação compulsória desde os anos 90, estima-se que boa parte dos infectados não é computada na estatística oficial.

"A hepatite é uma doença silenciosa, que avança com a desinformação. Por isso, é louvável o trabalho da Casa de Hepatite em parceria com a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)", destacou o deputado. "É uma iniciativa que merece todo o apoio do Poder Público para tentar reverter esse quadro".

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp