Comissões aprovam projeto Caminho das Artes


20/05/2008 10:03

Compartilhar:


O projeto de lei que institui o programa Caminho das Artes, nas escolas da rede estadual de ensino, recebeu parecer favorável de três comissões permanentes da Assembléia Legislativa: Constituição e Justiça, Educação e Finanças. De autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a propositura já pode ser pautada e votada no plenário.

Se o projeto for aprovado, o governo do Estado poderá retomar o programa desenvolvido entre 2005 e 2006. Em média, 200 mil alunos e professores já participaram das atividades artísticas e culturais do Caminho das Artes, como teatro, cinema, apresentações de dança e concertos de orquestras sinfônicas. Apesar dos bons resultados obtidos, o Caminho das Artes não teve continuidade.

"O projeto garante o retorno de um programa que contribui para a formação continuada de educadores e humanização das escolas. Motiva alunos e professores a descobrir novos caminhos para o processo de aprendizagem, além de possibilitar o contato direto com as mais variadas formas de expressões artísticas. Tudo isso influencia no processo de aprendizagem e na qualidade do ensino", justifica o deputado.

O Caminho das Artes será viabilizado mediante parcerias com o setor artístico-cultural. No acordo, o governo do Estado adquire ingressos com desconto para cedê-los, gratuitamente, aos professores e estudantes da rede estadual de ensino.

Dentre as ações que podem ser desenvolvidas, estão os projetos: Escola vai ao Teatro, Escola vai ao Museu, Escola vai ao Cinema, Escola vai à Orquestra e Escola vai ao Espetáculo de Dança.

"A partir do acesso à linguagem artística, o programa proporciona aos alunos um olhar crítico sobre o universal cultural, estimulando leituras e diálogos de uma realidade diferente do seu cotidiano. O mesmo se aplica aos educadores, que não raramente têm a oportunidade de vivenciar essas experiências. É uma iniciativa em que todos aprendem com cultura e diversão", destaca Paulo Alexandre.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp