Prandi quer formação de nova turma no curso de manutenção de aeronaves

Na Escola da Base, que já formou mais de 500 profissionais, há apenas uma turma matriculada
07/08/2001 16:50

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) quer que a secretária da Educação, Rose Neubauer, explique por que a Escola Estadual Marechal do Ar Eduardo Gomes (Escola da Base) não foi incluída na decisão que assegurou a continuidade dos cursos técnicos na Escola Estadual Escolástica Rosa. Maria Lúcia quer garantir que, ainda neste semestre, seja aberta nova turma no curso de manutenção de aeronaves naquela instituição.

"Cerca de 200 jovens que querem ingressar no curso estão sendo obrigados a esperar até o próximo ano", afirma a deputada, lembrando que, neste semestre, há apenas uma turma matriculada no segundo módulo do curso.

No ano passado, o curso de manutenção de aeronaves - que se tornou uma referência no setor - completou 25 anos de existência. Ao longo desse tempo, a Escola da Base formou mais de 500 jovens, 85% deles colocados no mercado de trabalho: cem deles atuam na Embraer como inspetores de qualidade; as norte-americanas United Air Lines e Continental têm, respectivamente, seis e dois ex-alunos do estabelecimento, enquanto na irlandesa Omega o gerente de manutenção é formado pela Escola da Base. Da turma de 40 alunos que acaba de concluir o curso, "25% já estão empregados", lembra Maria Lúcia.

"É lamentável que um colégio com uma história tão brilhante esteja enfrentando um processo de esvaziamento, que poderá acabar com uma das raras oportunidades de acesso, para os jovens das classes sociais menos privilegiadas, a uma carreira profissional de ponta", frisa Maria Lúcia. A situação se torna ainda mais absurda com a futura implantação de um aeroporto civil metropolitano no Guarujá, anunciada pelo Comando Aéreo Regional.

"Não podemos dar trégua, até que tenhamos a garantia de que o curso continuará sendo ministrado", finaliza a parlamentar. Há três anos ela travou intensa luta para garantir a manutenção do curso, que à época já corria risco de extinção.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Maria Lúcia Prandi - 3886-6848/6854)

alesp