Artistas lutam pela aprovação do Fundo Estadual de Cultura


06/04/2005 17:18

Compartilhar:


Artistas de teatro, circo, dança, cinema, música, artes plásticas, literatura e hip hop vão ocupar a Assembléia Legislativa de São Paulo, no próximo dia 11/4, com exposições, concerto de música erudita, exibição de curta-metragem, performances e uma sessão solene em homenagem ao ator Raul Cortez, ao diretor José Renato (um dos fundadores do Teatro de Arena), e ao diretor regional do Sesc/SP, Danilo Santos de Miranda. Os artistas prometem uma festa cultural de grande impacto para pedir a aprovação do Fundo Estadual de Arte e Cultura, projeto de lei em tramitação no Legislativo, assinado por 70 deputados. O projeto prevê recursos da ordem de R$ 100 milhões anuais para o fomento à arte e à cultura em todo o Estado.

A "Ocupação Cultural", como é chamado o evento, começa às 18h, com a abertura de exposição de 60 pintores, escultores, fotógrafos e artistas plásticos, entre eles o pintor Antonio Peticov e o fotógrafo Fernando Durão, no Hall Monumental do Legislativo paulista. Em seguida, os músicos da extinta orquestra Sinfonia Cultura apresentam um repertório de música erudita brasileira, sob regência do maestro Lutero Rodrigues, com a participação especial da cantora Luciana Bueno. O curta-metragem "O rito de Ismael Ivo", do diretor Ari Cândido Fernandes, será exibido na seqüência.

A sessão solene em homenagem a Raul Cortez, José Renato e Danilo Santos de Miranda começa às 20h. Os três serão homenageados pela intensa contribuição à arte e à cultura de São Paulo e do Brasil. A iniciativa partiu das 21 entidades da classe artística que integram a Comissão Pró-Fundo Estadual de Arte e Cultura e do deputado Vicente Cândido (PT).

OCUPAÇÃO CULTURAL

Dia 11 de abril (segunda-feira)

Hall Monumental

18h " Abertura de exposição de artistas plásticos

19h " Apresentação da orquestra formada pelos músicos da extinta Sinfonia Cultura

Plenário Juscelino Kubitschek

20h " Sessão solene em homenagem ao ator Raul Cortez, ao diretor José Renato e ao diretor regional do SESC/SP Danilo Santos de Miranda



tiãopt@uol.com.br

alesp