Deputada quer audiência com presidente do Centro Paula Souza


28/01/2005 15:55

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está solicitando o agendamento de uma audiência com a diretora-superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Centro Paula Souza (CEETEPS), Laura Laganá. O objetivo é discutir uma solução definitiva para a situação do curso técnico de Manutenção de Aeronaves, que há 30 anos vem funcionando na EE Marechal do Ar Eduardo Gomes, em Guarujá. A parlamentar está revoltada com a intenção do Governo estadual de acabar com o curso, único do gênero ministrado por uma escola pública no País.

"Tirar este curso de Guarujá é um golpe contra a juventude da cidade. Ao invés de fechar o único curso técnico profissionalizante que mantém no município, o Governo estadual deve buscar meios de criar novas opções para os estudantes do município", afirma a deputada. A unidade fica numa área pertencente à Base Aérea de Santos, cujas aeronaves são utilizadas no treinamento prático dos estudantes.

Para a parlamentar, é incompreensível a insistência do Governo do Estado em acabar com o curso. "Nos últimos sete anos, foram inúmeras as tentativas, mas houve uma resistência junto com a comunidade e impedimos um desfecho infeliz. Agora, estou certa que não será diferente", diz Prandi.

No início de 2004, diante das especulações sobre o futuro do curso, Prandi fez contato direto com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, que garantiu a continuidade em Guarujá e foi além: "Ele chegou a dizer que estava a procura de um espaço para implantação de uma Escola Tecnológica Estadual em Guarujá", lembra a parlamentar. O CEETEPS é o órgão da secretaria responsável por todos os cursos profissionalizantes de nível médio mantidos pelo Estado.

No meio do ano passado, diante dos boatos de que o curso seria levado para Santos, ela fez novo contato com o órgão, protestando contra uma possível transferência e alertando que a mudança seria um golpe contra a juventude de Guarujá, além de uma decisão infeliz no momento em que avança o projeto de implantação de um Aeroporto Civil Metropolitano na própria Base Aérea.

"Agora, os rumores são de que o curso seria levado para o interior do Estado. É preciso que o governo estadual assuma um compromisso público de mantê-lo em Guarujá. De nada adiantam promessas vazias, como a que haverá "vestibulinho" no meio do ano. Isso também foi prometido para junho do ano passado, mas na prática não aconteceu. No ano em que completa seu 30º aniversário, ao invés de nos preocuparmos com o planejamento da festa de comemoração, temos que lutar contra a ameaça de extinção", frisa a deputada Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp