PL cria disciplina de Ciência Política para alunos da rede pública


03/03/2008 19:51

Compartilhar:


O Projeto de Lei 93/2008, de iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB), tem por objetivo criar a disciplina de Ciência Política nas escolas públicas estaduais, para despertar nas novas gerações o interesse por essa atividade, criando uma consciência que muito ajudará na escolha de seus representantes e na formação de futuros líderes.

A disciplina deverá englobar as questões relativas ao poder, as formas de participação política no processo decisório do voto e a utilização de novas tecnologias de comunicação na formação e difusão do pensamento político nos estudantes. Os alunos do ensino fundamental e médio, nas aulas dessa matéria, poderão também conhecer melhor os políticos, o modo como desempenham a sua função e o local onde trabalham.

Para Capez, a disciplina de Ciência Política abrange diversos campos, como a teoria e a filosofia políticas, sistemas políticos, ideologia, economia, geopolítica, análise de políticas públicas, política comparada, relações internacionais, análise de relações exteriores, política e direito internacionais, estudos de administração pública e governo, processo legislativo e direito constitucional. Com o concurso desses conhecimentos, acredita o deputado, os alunos constituirão sua identidade como cidadãos, capazes de serem protagonistas de ações responsáveis e solidárias em relação à sociedade.



fcapez@al.sp.gov.br

alesp