Prandi cobra cronograma de obras para ampliação do saneamento básico em São Vicente

Deputada reivindica prioridade de investimentos para ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto na cidade
31/07/2001 16:45

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) está cobrando do governo estadual e da Sabesp informações sobre o cronograma de obras para ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em São Vicente. Em ofícios enviados ao secretário estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Antônio Carlos de Mendes Thame, e ao presidente da Sabesp, Ariovaldo Carmignani, a parlamentar questiona se estão programadas obras de saneamento para a cidade, os bairros a serem atendidos, prazos para a realização dos serviços e qual percentual do município passará a contar com as redes de coleta, tratamento e destinação final dos dejetos.

Desde o início de seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa (1995), a deputada Prandi vem apresentando emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias e ao próprio Orçamento Estadual reivindicando recursos para "implantação de 100% da rede de esgoto em São Vicente". Para Maria Lúcia, é inadmissível que a primeira cidade brasileira ainda conviva, em pleno século XXI, com os problemas gerados pela ausência do sistema de coleta e tratamento de esgoto. "Apesar de obras já realizadas, São Vicente continua sendo uma das cidades do Estado com menor taxa de cobertura de saneamento básico. Isto se reflete em danos ambientais e à saúde pública, com inúmeras doenças ainda se disseminando em função da carência no tratamento do esgoto", enfatiza a parlamentar.

Nos documentos encaminhados ao governo estadual, a deputada Prandi aponta também os danos que vêm sendo causados à baía de São Vicente pelo despejo de esgoto in natura. De acordo com o monitoramento feito pela Cetesb, as praias que compõem a baía permaneceram impróprias para banho durante toda adécada de 90. "Um excessivo volume de detritos chega diariamente ao mar por meio de ligações clandestinas de esgoto à rede de águas pluviais. Além das obras de ampliação da infra-estrutura, os órgãos estaduais devem se unir à prefeitura numa intensa operação de caça às ligações clandestinas, a exemplo do que foi feito em Santos no governo da ex-prefeita Telma de Souza (1989-92)", explica Maria Lúcia.

Para a parlamentar, apenas a união de esforços entre os governos municipal e estadual poderá reverter o elevado índice de poluição registrado num dos mais belos recantos do litoral brasileiro. "Sem dúvida, a baía de São Vicente é um dos principais pontos turísticos da Baixada Santista e precisa ser recuperada. A poluição é um entrave para o crescimento da indústria turística da cidade, porque pode provocar várias doenças, especialmente de pele, nas pessoas que se banham naquelas águas", afirma a deputada Prandi, que também reivindica investimentos para a recuperação ambiental do rio do Bugre, na divisa entre Santos e São Vicente.

Problema comum. "Infelizmente, esta é uma situação comum em toda região metropolitana", alfineta a parlamentar. "A falta de saneamento também é um dos mais graves problemas enfrentados pelas cerca de 6 mil famílias que moram no bairro de Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá. O esgoto é despejado no sistema de águas pluviais e chega ao mar sem qualquer tipo de tratamento. Isto contribui para a proliferação de inúmeras doenças, além de ser mais um ingrediente na mistura que polui o Estuário de Santos", enfatiza a deputada Prandi, que já recebeu da direção regional da Sabesp a garantia de que está sendo contratado o projeto para implantação do sistema de esgoto em Santa Cruz.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Maria Lúcia Prandi - 3886-6848/6854)

alesp