CUT-SP virá à Assembléia entregar agenda pelo desenvolvimento do Estado


09/11/2007 16:33

Compartilhar:


Dirigentes sindicais das 17 subsedes da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP) estarão nesta terça-feira, 13/11, a partir das 11h, na Assembléia Legislativa para entregar aos deputados a Agenda dos Trabalhadores pelo Desenvolvimento com Distribuição de Renda. Os sindicalistas se concentram a partir das 9h na sede da CUT-SP, no Brás, e rumarão em carreata com cerca de 500 veículos à sede do Legislativo estadual. Logo após, uma comissão de dirigentes rumará ao Palácio dos Bandeirantes para entregar a agenda ao governador José Serra.

Na Assembléia Legislativa, os sindicalistas da CUT serão recebidos pelo presidente Vaz de Lima, pelo 1º secretário Donisete Braga e pelo 2º secretário, Edmir Chedid. "A CUT virá à Assembléia para marcar o lançamento de documento com as propostas de políticas públicas para o Estado de São Paulo. A central propõe uma agenda centrada no desenvolvimento sustentável, com geração de emprego, renda e que faça inclusão social com qualidade", esclarece o deputado Donisete Braga.

Perda de participação no PIB

Conforme nota divulgada na página da CUT na Internet, o presidente da entidade, Edílson de Paula Oliveira, diz que a população assiste à perda de participação da riqueza do Estado de São Paulo no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Ele aponta também outros problemas que preocupam a CUT-SP, como a ineficiência na educação, saúde e ao aumento expressivo da criminalidade.

"Como representante de parcela significativa dos trabalhadores, a CUT-SP apresenta à sociedade e aos governantes do Estado propostas abertas ao debate para o desenvolvimento com distribuição de renda", esclarece Edílson. A Agenda, frisa, divide-se em quatro eixos temáticos: desigualdade e concentração de renda, desemprego e mercado de trabalho, capacidade do Estado em promover o desenvolvimento e, por fim, democracia e participação popular.

Educação, saúde, transporte, agricultura, segurança pública, entre outros setores estratégicos do Estado, estão na lista de propostas elaboradas pela CUT-SP. O documento aborda ainda questões relativas ao funcionalismo público paulista, como o respeito à data-base em 1º de março de cada ano e a implementação de uma mesa permanente de negociação entre entidades de representação dos servidores e governo estadual.

O documento tem como referência a Agenda Nacional dos Trabalhadores pelo Desenvolvimento. A agenda paulista contém diretrizes, políticas e ações para promover mudanças substantivas na realidade atual, permitindo a integração positiva entre crescimento econômico, desenvolvimento e distribuição de renda no Estado.

alesp