Emidio critica o governador Alckmin por ingerência em assuntos da Assembléia


11/04/2003 17:32

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

"O governador Geraldo Alckmin, que já foi deputado estadual e federal, conhece bem o Regimento Interno da Assembléia Legislativa e sabe que ele é a garantia das minorias partidárias da Casa. Como deputado estadual, poderia ter proposto alterações no regimento, mas não o fez na época porque não lhe interessava. Hoje, quando ele chefia outro poder - o Executivo -, não lhe cabe mais se imiscuir em assuntos internos da nossa Assembléia Legislativa".

Esta crítica é do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Emidio de Souza (PT), feita em plenário nesta quinta-feira, 10/04, a propósito de comentários do governador do Estado criticando o Regimento Interno da Casa e sugerindo mudanças para dar mais agilidade às decisões. Para Emidio, o governador tem toda a autoridade para comandar a bancada da situação, especialmente a de seu partido, o PSDB, mas "não tem o direito de dizer o que o PT deve fazer".

"A oposição se dá o direito de escolher seus caminhos. Digo isto com a certeza de que os deputados e as deputadas, independentemente de serem da situação ou da oposição, saberão defender os interesses maiores do Legislativo e do povo de São Paulo", acrescentou. Conforme o deputado, para efeito de agilidade nas decisões do Legislativo, bastaria ao governo colocar sua maioria parlamentar em plenário para votar, o que não vem acontecendo.

Emidio observou que o Regimento Interno não pode ser mudado ao sabor dos interesses do governo do Estado, até porque estes passam e o Regimento permanece. Para ele, o PT insistirá em que o assunto Regimento é de interesse da própria Assembléia, de seus parlamentares, das bancadas e das lideranças partidárias. "A influência que a Assembléia, por sua vez, tenta exercer sobre o Executivo nem sempre é bem-vinda. Influência esta que seria necessária para dizer, por exemplo, que a política de desestatização que o governador comandou foi desastrosa para nosso Estado", comentou.

O 1º secretário disse ainda que o governador Geraldo Alckmin deveria guardar suas idéias para outros assuntos que não os internos da Assembléia. "Ele tem de ter bravura para dizer que a entrega de nossas rodovias para a iniciativa privada transformou São Paulo num paraíso para as concessionárias. Que sua bravura seja usada para exigir que a Viaoeste faça a duplicação da Raposo Tavares entre Vargem Grande e Araçoiaba da Serra, conforme o contrato de concessão, ou para defender uma segurança pública de qualidade em nosso Estado", conclui Emidio.

alesp