Assembléia lança Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais


19/10/2007 18:53

Compartilhar:


Por iniciativa do deputado Chico Sardelli (PV) será lançada nesta segunda-feira, 22/10, às 10h, a Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais, na Assembléia Legislativa. Também será realizada sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Guarda Municipal, com apoio da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo (Agmesp).

O deputado destaca que o crescimento das guardas municipais é de ponderável importância face à crescente demanda social por segurança. Além disso, em muitas cidades, o efetivo dessas corporações ultrapassa o das polícias Civil e Militar. No entanto, a promulgação do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) vem afetando diretamente as guardas municipais, principalmente em cidades com menos de 50 mil habitantes, que não podem ter guardas trabalhando com arma de fogo.

"Por isso a necessidade da atuação dos parlamentares em defesa dessas instituições de segurança pública. É preciso mobilizar-nos pelo fortalecimento das guardas municipais, de forma que elas possam continuar a executar o policiamento ostensivo com força, garra, tenacidade e com poder de polícia e de fogo", justifica. Segundo Sardelli, é urgente a necessidade de que a Assembléia Legislativa esteja organizada com o objetivo de defender, junto às autoridades competentes, as condições de trabalho e de segurança jurídica das guardas municipais.

Durante a realização da sessão solene em comemoração ao Dia do Guarda Municipal, haverá a entrega da Láurea de Mérito Pessoal da Agmesp.

chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp