Notas de Plenário


09/10/2007 20:32

Compartilhar:


Fusão ameaçadora

Davi Zaia (PPS) reforçou que a compra do Banco Real pelo Santander pode pôr em risco o emprego de seus funcionários. Zaia afirmou que os sindicatos da categoria estão agindo para evitar o desemprego dos bancários. Para o deputado, a fusão entre os bancos vai aumentar a concentração de renda da indústria bancária, mas o atendimento ao cliente não está à altura. "Há uma precarização do atendimento à população". Ele lembrou que, desde a semana passada, a CEF está em greve, apelando para que o governo seja sensível às reivindicações dos bancários e sele uma negociação com os sindicatos.

Reivindicação dos PMs

Olímpio Gomes (PV) manifestou-se em favor dos policiais militares portadores de deficiência que, segundo ele, não possuem respaldo da Assembléia Legislativa. O parlamentar citou a matéria veiculada no Diário de S. Paulo, que apresenta o envio de um ofício da Associação do Policiais Militares Portadores de Deficiência para o governador José Serra, exigindo recuperação salarial para a categoria e estipula um prazo de 48 horas para que o adminstração estadual envie uma proposta à Assembléia. Gomes criticou a gestão Serra e disse que acha pouco provável que a associação obtenha um resultado positivo.

Vale do Paraíba

Carlinhos Almeida (PT) citou o PL 64/2007, que cria a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Para o deputado, é preciso fomentar a articulação regional, que tem pouco espaço no país. Almeida salientou que a região de São José dos Campos convive com desigualdades, apesar de ser um dos pólos mais dinâmicos do Estado. Se for transformada em metrópole, a economia da região terá um desenvolvimento considerável. Os autores do PL aguardam uma posição do Poder Executivo, que ainda não apresentou o seu parecer.

Desígnios imprevisíveis

A passagem do 40º aniversário da morte de Che Guevara foi lembrada pelo deputado Rui Falcão (PT). Depois de discorrer sobre a luta do guerrilheiro argentino contra o imperialismo, o deputado comentou os desígnios imprevisíveis da vida humana, lembrando que o executor de Che, Mario Terán, 40 anos depois de fuzilar o médico Che Guevara, recuperou sua visão graças à intervenção de médicos de Santa Cruz, em Cuba. Falcão recordou que Terán teria se embriagado para encorajar-se a cumprir as ordens da CIA para matar Che e que este, antes de morrer, lhe dissera: "Pode atirar, você está matando um homem". O deputado prestou homenagem à memória do ex-deputado Fernando Perrone, ocorrida nesta segunda-feira, "pelo tanto que lutou para que hoje vivêssemos em uma democracia".

Nem por decreto

De acordo com o deputado José Bittencourt (PDT), o governo não tem competência para, por decreto, estabelecer isenção de ICMS para produtos. Segundo resposta a consulta que o parlamentar formulou à Divisão de Proposituras Legislativas do Departamento de Comissões da Casa, é imprescindível a autorização do Legislativo. Bittencourt parabenizou os setores pelo excelente trabalho desenvolvido a partir de sua consulta.

Nossa Caixa/Asbace

Cido Sério (PT) quer que a Assembléia investigue denúncia publicada pela imprensa sobre contrato firmado entre a Nossa Caixa e a Asbace, no valor de R$ 671 milhões, sem que houvesse licitação. Segundo a notícia, o Tribunal de Contas do Estado ignorou sete pareceres técnicos da própria instituição e aprovou por unanimidade o contrato. A Asbace é uma associação de bancos estatais investigada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público. Sério comentou também a compra do ABN Amro Bank pelo consórcio formado por Royal Bank of Scotland, Santander e Fortis. O parlamentar receia que a fusão acarrete prejuízo aos funcionários das instituições e demissões.

alesp