Projetos atentam para o desperdício de remédios e cuidados com os idosos


07/10/2003 15:52

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Enio Tatto

O deputado Enio Tatto (PT) apresentou projeto de lei, no dia 7/8, obrigando as farmácias estabelecidas no Estado de São Paulo a venderem comprimidos e pílulas por unidade, de acordo com a prescrição médica. O deputado justifica que a venda de medicamentos em embalagens fechadas com número fixo acarreta, em muitas situações, prejuízos aos consumidores, uma vez que a quantidade de medicamento usada para trazer sucesso ao tratamento médico independe da quantidade fornecida pelo fabricante. Ao ser obrigado a comprar comprimidos e pílulas em número superior àquele que irá ingerir, o consumidor é forçado a desperdiçar medicamentos e a gastar além do necessário, encarecendo o seu tratamento.

Vida Digna e Esperança

Dentro do espírito da CNBB - A "velhice" e a Campanha da Fraternidade de 2003 -, o deputado petista também trabalha para transformar em lei o Programa Acolher o Idoso, de sua autoria, que permite, por meio de uma ajuda de custo de um salário mínimo, a adoção de idosos impossibilitados (doentes ou sem condições de trabalhar) por famílias que se disponham a cuidar, dar atenção e carinho, mas que não têm condições financeiras para oferecer-lhes o mínimo necessário, não fosse a ajuda que será fornecida pelo Programa.

"O Brasil carrega o sonho ilusório de ser um país jovem e não se prepara para a realidade de que existem, atualmente, 15 milhões de sexagenários, um em cada 16 habitantes. Em nossa sociedade, caracterizada pelas mais cruéis contradições, a mulher, a criança e o velho são as maiores vítimas da diferença e da exclusão social. 'O Brasil de hoje é um país jovem com cabelos brancos'. Para os próximos 20 anos, a previsão é de que os brasileiros idosos serão 15% da população, segundo a CNBB." Por isso, diz o deputado Enio Tatto, a sua preocupação com as políticas sociais de atenção ao idoso, e sua participação enquanto legislador para "criar senso crítico, conscientizando o povo em relação ao significado da velhice e ao valor do patrimônio cultural dos idosos".

etatto@al.sp. gpv.br

alesp