Guarulhense negro recebe Prêmio Zumbi dos Palmares


26/11/2004 16:06

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Sebastião Almeida

O guarulhense Ubiratan Marcelino dos Santos, presidente do instituto DIET, foi homenageado nesta quarta-feira (24) com o III Prêmio Zumbi dos Palmares, ofertado pela Assembléia Legislativa de São Paulo a negros que se destacam com ações sociais e no combate ao preconceito e à discriminação racial na luta por um mundo melhor.

Outras 13 pessoas foram premiadas, entre elas a Ministra da Secretaria Especial de Participação e Inclusão Social, Matilde Ribeiro, a cantora de black music Paula Lima e o pai do dentista negro assassinado por policiais militares no início do ano em Guarulhos, Jonas Santana. Bira, como é mais conhecido em Guarulhos, foi indicado pelo deputado estadual Sebastião Almeida (PT) para receber a homenagem.

Em seu discurso de premiação, Bira agradeceu o reconhecimento e disse que sua base de vida é fundamentada no exemplo deixado por Zumbi, pela sua luta em prol da liberdade e cidadania dos negros. No final, o presidente do DIET emocionou a todos ao oferecer à sua mãe a premiação recebida, Maria Aparecida dos Santos. "Mãe, esse seu filho fez algo de muito importante nessa vida", desabafou com os olhos marejados.

Na entrega da estatueta, o deputado Sebastião Almeida disse que apesar da homenagem acontecer por seu intermédio, trata-se, sem dúvida, de um agradecimento coletivo, de todos aqueles que já viram suas vidas mudadas pelas ações de Bira. Almeida lembrou ainda que a dedicação do guarulhense é tamanha a ponto de ele esquecer da própria saúde para cuidar da causa alheia. Bira ficou cego por causa da diabetes crônica. "Guarulhos te ama, Bira", finalizou o deputado.

O que é o DIET?

O Direito, Integração e Educação Terapêutica em Saúde e Cidadania (DIET) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) fundada em 1990. Atualmente, atende a cerca de 5 mil pessoas num amplo leque de atuação: portadores de HIV e seus familiares, dependentes químicos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e famílias de baixa renda.São mais de 20 projetos, nos setores de saúde (prevenção e tratamento), educação (alfabetização e formação), assistência social, infância, cidadania e atendimento comunitário.

Em 15 anos de atuação, o DIET conquistou o respeito das esferas governamentais em nível municipal, estadual e federal, além da iniciativa privada, que também ajuda a manter as ações da organização.

Bira, um exemplo de cidadão guarulhense

Ubiratan Marcelino dos Santos nasceu e foi criado em Guarulhos, numa família pobre de 9 irmãos. A afrodescendência e a pobreza, que poderiam ter sido uma dificuldade diante do preconceito arraigado na nossa sociedade, passou a ser motivador de um sentimento de mudança social.

Bira começou a trabalhar aos 7 anos de idade, ajudando a sustentar a família. Teve vários empregos, como o de vendedor de frutas e de calçados. Depois fez cursos técnicos e começou a trabalhar como auxiliar de recursos humanos.

Em 1986, entrou na faculdade e quatro anos depois se formou em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. No mesmo ano, juntou-se a alguns amigos e fundou o DIET, começando aí a sua luta em defesa dos portadores de HIV. Um trabalho que cresce a cada dia e que hoje tem uma atuação bem mais ampliada.

Bira atua ainda nos movimentos negros de Guarulhos

salmeida@al.sp.gov.br

alesp