Imagens da memória do passado constituem a motivação de Beatriz Souza

Acervo Artístico - Emanuel von Lauenstein Massarani
16/02/2005 14:00

Compartilhar:


Formas e cores carregadas de alusões e de um certo primitivismo demonstram amplamente que Beatriz Souza entrou numa certa fase de sua pesquisa na dinâmica inspiradora de imagens da memória do passado.

Os temas de seu conto pictórico são preferencialmente composições que projetam fatos de nossa "historia brasílica" envolvidos num instintivo cromatismo de forte vitalidade, mas que conservam corporeidade.

Com efeito, em algumas obras podemos descobrir sua paixão por uma pintura tonal, em outras existem cores impregnadas que seguem a dinâmica de nosso tempo.

Interpretações densas e expressivas, cores dramáticas, formas liberadas de um rígido tecnicismo, envolvem o mundo fantasioso de Beatriz Souza.

Integrantes da exposição itinerante "Brasil 500 Anos", as obras "500 anos Brasil, Portugal" e "Descobrimento do Brasil", doadas ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, evocam um aspecto mágico que ressoa como uma aspiração a um místico chamamento.

A Artista

Beatriz Souza, pseudônimo artístico de Beatriz Pereira de Souza, nasceu em Belo Horizonte, no ano de 1950.

Participou das seguintes mostras coletivas: Galeria do Palácio dos Leilões; Galeria Sete Zuquerato; Espaço Cultural do SESC de Minas Gerais; Atelier Mauro Ferreira e Atelier Maria Helena Ladeira; "50 anos do Maracanã", Rio de Janeiro, RJ; "Dia do Servidor Público", Centro Cultural do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Circuito Internacional de Arte Brasileira em Roma (2003), em Londres, Madrid e Lisboa (2004).

Realizou mostras individuais na Galeria Candido Portinari, na Embaixada do Brasil em Roma, e nos Espaços Culturais do Shopping Portal e no Shopping Minas Casa, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Suas obras foram catalogadas nos livros "Brasil 500 anos - Artes Plásticas", de Rui Luiz, no "Brazilian Artist Series" de Rui Luiz; de Salvador de Salvo e Matityahu Gruberger e "Itália - Brasil, Arte 2005", da Galeria Spazio Surreale.

alesp