Cerimonial para todos

Curso básico apresenta normas de cerimonial
05/08/2004 19:14

Compartilhar:


"Democratizar o acesso das normas de cerimonial para aqueles que trabalham nos órgãos públicos e nas entidades representativas da sociedade civil, bem como colaborar para que os atos solenes e os eventos oficiais sigam as normas protocolares". Com esse objetivo, o diretor de Cerimonial da Assembléia Legislativa, Carlos Takahashi, ministrou o Curso Básico de Cerimonial aos servidores da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, a convite do titular da pasta, Alexandre de Moraes, no dia 4 de agosto, no auditório daquela pasta. Participaram 42 pessoas, representando diversos órgãos, como a Fundação Instituto de Terras, o Instituto de Pesos e Medidas, além de servidores do Gabinete do Secretário.

Durante duas horas e meia, foram apresentados conceitos sobre a função do cerimonial, o protocolo, a ordem de precedência e sobre a disposição dos símbolos nacionais. Os participantes se manifestaram através de perguntas diretas e assim puderam analisar várias situações específicas de eventos oficiais, como a montagem do roteiro, composição de mesa, ordem de pronunciamentos, entre outros aspectos.

Ao final, houve uma quase unanimidade quanto à lógica com que trabalha o cerimonial e que não se trata de "um bicho de 7 cabeças". A forma de apresentação descontraída também surpreendeu os participantes, que esperavam uma palestra monótona.

Todos os participantes receberam apostilas e um manual contendo as legislações federal e estadual.

O palestrante recebeu o seu certificado das mãos do secretário Alexandre de Moraes e disse estar motivado a continuar esse trabalho em outros órgãos da administração.

Em dezembro de 2003, Takahashi realizou o curso na Assembléia Legislativa para assessores dos deputados, com a participação de 55 servidores.

Os interessados poderão contatar o Cerimonial da Assembléia Legislativa pelos telefones (11) 3886-6280, 3886-6282 ou na internet, pelo e-mail cerimonial@al.sp.gov.br .

alesp