Proposto espaço para VLT no túnel Santos - Guarujá


04/06/2008 09:04

Compartilhar:


O projeto para construção de um túnel subaquático entre Santos e Guarujá deve prever um espaço para circulação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). A proposta é da deputada Maria Lúcia Prandi (PT) e foi encaminhada ao governador José Serra por meio de Indicação.

"É imprescindível que esta ligação seca seja planejada para também contemplar o transporte coletivo entre as duas cidades. Nesse sentido, acredito que o VLT seja a alternativa mais adequada, porque permitirá que Guarujá se integre a um sistema que têm condições de interligar toda a região metropolitana. É a junção prática de duas lutas que travo há mais de uma década, a defesa dos usuários da travessia e a luta pela implantação do VLT na Baixada Santista", enfatiza a deputada Prandi.

Segundo a parlamentar, a inclusão do VLT no túnel tornará concreta a possibilidade de que o sistema ligue os nove municípios da Baixada Santista, de Bertioga a Peruíbe, podendo chegar até ao Vale do Ribeira e ao Litoral Norte.

Além do VLT, a parlamentar voltou a defender o melhor aproveitamento do potencial hídrico da Baixada, visando a implantação de novas travessias marítimas para pedestres e ciclistas. "Temos verdadeiras avenidas hídricas e a Dersa já dispõe de estudos que apontam a viabilidade da criação desses serviços, que encurtariam distâncias, reduziriam o volume de ônibus em circulação e, conseqüentemente, os congestionamentos".



Bicicletas

Outra preocupação manifestada pela deputada Prandi é com a manutenção da gratuidade para os ciclistas no projeto do túnel. "Como tudo aponta para uma concessão à iniciativa privada, a gratuidade dos ciclistas tem que estar prevista, com clareza, no edital", enfatiza.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp