Dia de Santo Amaro é incluído no calendário turístico


19/01/2009 19:37

Compartilhar:


A partir de 2010, o Dia de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá, estará incluído no Calendário Turístico do Estado. Além desta data, a procissão e a confecção do tapete de Corpus Christi também estarão sendo divulgados oficialmente, graças às leis 13.346/2009 e 13.347/2009, ambas de autoria da deputada Haifa Madi (PDT). A sanção do governador foi publicada no Diário Oficial do Estado, coincidentemente no último dia 15/1, data da morte do padroeiro.

Para a deputada, "diante da relevância histórica e turística da data, é de suma importância que o Dia de Santo Amaro passe a figurar no calendário turístico, assim como a tradicional procissão e confecção do tapete de Corpus Christi, pois o turismo religioso vem crescendo a cada ano e Guarujá poderá receber muitos visitantes interessados em conhecer e participar dessas festas religiosas".

O padroeiro de Guarujá viveu no período final do Império Romano, nos anos 500, e se tornou célebre na história cristã pela incondicional obediência a Deus. A ilha onde a cidade está situada tem seu nome. Em Guarujá, a primeira manifestação religiosa em louvor ao santo aconteceu em 1545, dois anos após o batismo da ilha, quando um comerciante português conhecido como José Adorno mandou construir uma capela para Santo Amaro. Apesar de não haver qualquer vestígio desse templo, acredita-se que ele teria sido erguido na localidade hoje conhecida como Santa Cruz dos Navegantes. Em 1939 um incêndio destruiu por completo a pequena capela construída para o santo na esquina das avenidas Puglisi e Leomil. Atílio Gelsomini ingressou no templo em chamas e resgatou a peça sacra intacta.

Com a construção da igreja matriz, a imagem foi transferida e permanece lá até hoje. O dia do padroeiro é festejado em 15/1, data da morte de Santo Amaro, em 585 d.C.



hmadi@al.sp.gov.br

alesp