Opinião - Uma demonstração de força e maturidade política da Frente Parlamentar


15/06/2009 11:45

Compartilhar:


A política do Vale do Paraíba viveu um momento importante no início dessa semana, quando os deputados estaduais que formam a Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira se reuniram em Taubaté para anunciar recursos para a saúde pública da região, conjuntamente com a Secretaria de Saúde do Estado.

É uma situação inédita, na qual parlamentares e Governo entram em acordo para atender às principais prioridades, colocando o interesse da população valeparaibana acima de aspirações individuais.

No total serão destinados, nesse ano, cerca de R$ 20 milhões para que mais vidas sejam salvas com a implantação de mais leitos de UTI " cerca de 30 na região toda ", reformas e ampliações no Hospital Regional, reformas e custeio de entidades e estabelecimentos hospitalares. Também já se está buscando viabilizar a implantação de leitos de saúde mental, possivelmente funcionando em Campos do Jordão, onde também serão criadas vagas para tratamento de dependentes de álcool e outras drogas.

Como se vê, são recursos que vão resolver boa parte dos problemas. Percebe-se, igualmente, que a forma solidária de destinação das emendas orçamentárias às quais os deputados têm direito e a articulação em bloco resultaram em mais benefícios para a população. Ao invés de fazer uso político dos recursos, os parlamentares preferiram agir em favor da comunidade, na defesa da vida, amenizando a dor de muita gente.

Não fosse esse gesto de amadurecimento político, certamente não haveria a confiança demonstrada pelo secretário Luiz Roberto Barradas, que se posicionou favorável à maior parte das solicitações dos membros da Frente Parlamentar. É o reconhecimento da legitimidade das reivindicações que partem de um grupo que vive e conhece bem a região e não de quem aparece por aqui apenas de quatro em quatro anos para pedir votos.



*Padre Afonso Lobato é deputado estadual (PV) e presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira

alesp