Da Tribuna


18/03/2010 19:16

Compartilhar:


Proibição do Santo Daime

"Santo Daime fora de qualquer controle é hipocrisia", defendeu Edson Ferrarini (PTB), ao comentar o assassinato do cartunista e líder religioso Glauco e de seu filho Raoni, cometido por um frequentador da religião. Por isso, o deputado informou que protocolará moção ao presidente da República pedindo que o chá usado em rituais seja proibido enquanto o Ministério da Saúde não estudar melhor seus efeitos. "A bebida causa alucinações e agrava quadros psiquiátricos, e por isso deve ser incluída na lista de drogas proibidas", disse Ferrarini, que lembrou um caso de morte ocorrido em 2009 durante ritual em Goiânia, que está sob investigação. (MF)



Liberdade religiosa

"Não podemos, por conta de um episódio infeliz, proibir uma religião de raízes indígenas", disse Carlos Giannazi (PSOL) respondendo ao deputado Edson Ferrarini. "A liberdade religiosa é garantida no país desde a Constituição de 1946, por conta de emenda apresentada pelo escritor Jorge Amado", lembrou Giannazi. Ele também deplorou a derrubada, pela Câmara Municipal da capital, de veto à lei que inviabiliza a aplicação da Lei do Silêncio. Giannazi disse que entrará com representação contra a nova lei no Ministério Público, alegando inconstitucionalidade e prejuízo ao sossego da população. (MF)



Paciência tem limite

Está se esgotando o prazo que as associações e sindicatos dos policiais deram ao governador, no fim do movimento reivindicatório de 2008, para que fossem apresentados, conforme promessa do governo estadual, um projeto que incorpora e iguala o Adicional de Local de Exercício (ALE) dos policiais e um que reestrutura as carreiras dos policiais civis, anunciou Olimpio Gomes (PDT). "O governo não cumpriu a palavra empenhada, mas paciência com o descaso tem limite", continuou Gomes, que pediu à população que apoie os policiais, que devem iniciar uma operação-padrão e, se não forem atendidos, poderão entrar em greve. (MF)



Santa Sabesp

Marcos Martins (PT) alertou sobre a falta de água em diversos bairros de Osasco, e criticou a Sabesp, que também falha na coleta e tratamento de esgotos. O parlamentar informou que apresentou requerimento junto à Comissão de Saúde convidando o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, para que esclareça as ações da empresa para minimizar o problema. "Hoje em dia, há um desperdício de 30% no abastecimento de água no Estado", disse. A empresa ainda mantém em uso tubulações de amianto, muitas delas com prazo de validade vencido há mais de dez anos, e que, de acordo com o deputado, deveriam ser substituídas. (DB)



Educação desqualificada

Rafael Silva (PDT) fez um alerta sobre os problemas de corrupção, existentes em todos os níveis governamentais, que afetam a qualidade dos serviços em áreas como saúde, educação e segurança pública. O problema, de acordo com o deputado, "é uma educação desqualificada, pois apenas 5% do PIB é revertido para essa área". O deputado pediu maior valorização da educação para que se tenha uma nova identidade no Brasil. "A educação é a base para uma consciência coletiva adequada. É preciso ter ética e cidadania para mudar a nossa realidade e resolver os problemas nacionais", concluiu. (DB)



Industrialização de Bertioga

Rui Falcão (PT) falou a respeito de mensagem que recebeu do empresário Silvio Magalhães sobre uma decisão do prefeito Orlandini, da cidade de Bertioga, de industrializar a região. Segundo a mensagem, a cidade corre o risco de se tornar um parque industrial do dia para a noite, por interesse pessoal do prefeito. Para Falcão, a industrialização é reflexo de "uma moda tucana de governar" que, segundo ele, pode ter como principais consequências a degradação do meio ambiente e da qualidade de vida da população. (NS)



Saidinha

Para Conte Lopes (PTB), os políticos e a imprensa não entendem a que se refere o termo "segurança pública" que, segundo ele, não cabe apenas à atividade policial. O deputado comentou a prisão de um advogado, condenado pelo sequestro de uma criança, e do homem condenado por atirar no ator Gerson Brenner. Em ambos os casos, de acordo com Lopes, os condenados foram devidamente presos pela ação da polícia e soltos pela Justiça de Brasília. Para o deputado, é necessário diferenciar o problema da polícia e da Justiça. "O Brasil é o único lugar do mundo que tem a famosa "saidinha"", declarou. (NS)



Interesses da nação brasileira

Milton Flávio (PSDB) elogiou o deputado Rui Falcão (PT) por sua atividade parlamentar, registrando sua relação de confiança e de aprendizado com o deputado, e a importância de seu papel no movimento que ajudou a ex-prefeita Luiza Erundina. O parlamentar também falou sobre a gravação de um programa na TV Alesp com o reitor da USP, João Grandino Rodas, que destacou a necessidade de a universidade colocar os interesses da nação brasileira à frente dos interesses da universidade. O deputado também ressaltou a necessidade de ampliação no número de vagas nas universidades públicas. (NS)



Investigações sobre o Daime

Edson Ferrarini (PTB) afirmou que o deputado Carlos Giannazi (PSOL) distorceu e transformou seu pronunciamento sobre a seita do Santo Daime em questão de liberdade religiosa. Segundo Ferrarini, não se trata de questão religiosa, mas sim de pesquisas sobre o produto que é utilizado nas seitas e suas consequências que, de acordo com ele, são alucinógenas. "Quero que o Ministério da Saúde faça uma investigação a respeito da seita e do uso do alucinógeno", afirmou. (NS)



Tentativa de criminalização

Em contrapartida, Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que o deputado Edson Ferrarini (PTB) está tentando criminalizar o Santo Daime e o chá utilizado na seita. Para o parlamentar, não se deve pegar um caso pontual como o da morte do cartunista Glauco e generalizá-lo. Para Giannazi, Ferrarini deve direcionar a sua crítica em outro sentido que não seja a tentativa de criminalização. (NS)

alesp