Homenagem ao afoxé Ilê Omo Dadá pelos seus 30 anos

Manifestação cultural e religiosa tem origem nos cortejos reais africanos
29/08/2011 16:56

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/SolAfoxêYlêOmoDadaMARCO2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/MAC  (25).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa comemorou nesta sexta-feira, 26/8, o afoxé Ilê Omo Dadá pelos seus 30 anos de existência. O deputado José Candido (PT) conduziu a cerimônia que homenageou os fundadores Wanda de Oxum e Ogã Gilberto. Foi exibido um vídeo que explica a origem dos afoxés nos cortejos de reis tribais africanos e mostra o moderno Ilê Omo Dadá em desfile no sambódromo de São Paulo.

Candido afirmou ao Diário da Assembleia que as religiões de matriz africana têm uma representação na sociedade e não devem ser "acanhadas", como vinham sendo. Ele começou a se interessar pela causa da liberdade de culto reunindo, no dia das mães, as mães de santo. Depois, começou também a reunir os pais de santo numa festa dos pais, abrindo espaço na Assembleia para este setor da sociedade paulista.

Mãe Wanda de Oxum disse lutar contra a discriminação aos cultos de matriz africana e afirmou estar emocionada com a homenagem a essa manifestação do candomblé: "Somos uma religião muito antiga, que recebemos de nossos ancestrais da África".

alesp