Da Tribuna


11/10/2011 19:39

Compartilhar:


Marcha para Jesus



José Candido (PT) convidou os evangélicos para participarem da primeira Marcha para Jesus que será realizada em Suzano. Organizada por um conselho de pastores que vem há muito tempo se engajando em questões sociais na cidade de Suzano, e com o auxilio do município, a marcha terá seu inicio ao lado da prefeitura seguirá até o parque municipal. Candido disse que, apesar de ser católico praticante, é totalmente favorável à marcha, já que o objetivo de católicos e evangélicos é o mesmo, a paz. (FG)



Apoio



Carlos Giannazi (PSOL) registrou seu total apoio e o do seu partido a todas as emendas aos PLCs 47 e 49 que visam um aumento salarial para os funcionários da segurança pública. Segundo o parlamentar, é obrigação dos parlamentares melhorar e aperfeiçoar os projetos mandados pelo Executivo. Para Giannazi, um deputado que vota contra as emendas está votando contra a sociedade e os funcionários da segurança publica. "É inconcebível que tais melhorias recebam votos contra". (FG)



Segurança



"Será que é possível continuar convivendo com os altos índices de violência no Estado?", indagou Jooji Hato (PMDB). Ele defendeu um grande investimento em segurança no Estado, já que, segundo o deputado, os recursos gastos nessa área não serem perdidos, pois geram economia para a sociedade como um todo. Ele também afirmou que a Casa deveria aprovar mais projetos que auxiliassem na prevenção do crime, e citou algumas proposições bem sucedidas, como a Lei Seca, a Lei Antidrogas e o Estatuto do Desarmamento. (GN)



Drogas



Donisete Braga (PT) referiu-se às discussões sobre o problema das drogas ocorridas durante as audiências públicas do Orçamento 2012. "Quero agradecer os membros da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento que me deram oportunidade de abordar o tema e também de ouvir entidades, associações e municípios." O deputado informou que a presidente Dilma Rousseff vai lançar neste mês de outubro um plano nacional de combate ao crack e outras drogas. O parlamentar ainda afirmou ser importante que o governador tenha a sensibilidade de ouvir a população na hora de executar o Orçamento, pautando as prioridades de cada região." (GN)



Impunidade



Welson Gasparini (PCdoB) enumerou denúncias feitas a partir de março deste ano: roubo de medicamentos de alto custo destinados a transplantados e pacientes com câncer; o desvio de verba do Estado do Amapá; suposta venda de emendas por parlamentares; magistrados vendendo sentenças e demais escândalos divulgados pela imprensa. Para ele, o dinheiro subtraído nesses casos poderia ser destinado a áreas como saúde, educação e saneamento básico. "É preciso que Poder Judiciário funcione para que os culpados sejam punidos", finalizou. (GN)



Saúde



José Candido (PT) lembrou de evento no município de Suzano em que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu que convênio para o início das obras do Hospital Regional será assinado ainda neste ano. Ele informou que o governo federal destinará R$ 10 milhões à construção, contanto que o prefeito da cidade encaminhe ainda neste mês o projeto executivo do hospital. Candido disse também que o ministro anunciou a implantação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em três municípios: Ribeirão Pires, Salesópolis e Suzano. "Infelizmente, a saúde no Brasil não dá conta de atender a todos. Esse investimento é bem-vindo porque quem ganha é a população", concluiu. (DK)



Transporte coletivo



Com a apresentação do PL 507/2011 (vetado pelo governador), que estabelece idade máxima para a frota dos ônibus coletivos que operam no Estado, Gerson Bittencourt (PT) destacou que pretende acabar com frota velha e sucateada que continua atendendo a população. Ele argumentou que um ônibus com 10 anos de uso não oferece segurança e conforto aos passageiros e acaba poluindo muito mais o meio ambiente. Bittencourt ainda alegou que a gestão atual tem pouca disposição para enfrentar os empresários do setor de transporte. "O governo do Estado vetou um projeto dessa magnitude", criticou. (DK)



Destino do lixo



"E o Estado ainda está trabalhando com legislação para aterro sanitário...", comentou Luis Carlos Gondim (PPS), lembrando de seminário realizado na cidade de Mogi das Cruzes sobre o destino final do lixo. O deputado falou que foi apresentado em uma das palestras a tecnologia de plasma, uma gaseificação a 5 mil ºC que dissocia as moléculas de resíduos sólidos. "Todo o lixo é jogado num espaço onde é gaseificado", explicou. Gondim ainda solicitou que o Legislativo paulista trate da questão e pense em outras soluções, diferentes de aterros e lixões. (DK)



Hemocentro



Ed Thomas (PSB) solicitou a construção de um hemocentro na cidade de Presidente Prudente. "O interior precisa ser urbanizado, é preciso levar mais desenvolvimento a essas regiões. Empresas estão saindo dessas áreas, como, por exemplo, o frigorífico JBS Friboi, em Presidente Epitácio, que fechou recentemente", afirmou. O deputado disse que participará de uma reunião com o secretário estadual da Fazenda, Andrea Calabi e com o prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, no dia 17/10, na Secretaria da Fazenda, para discutir aspectos econômicos para o desenvolvimento do Estado. (DA)

alesp