Aniversário de 125 anos do Corpo de Bombeiros de São Paulo é destaque na Assembléia


11/03/2005 13:36

Compartilhar:


Por solicitação do deputado Vicente Cândido (PT), a Assembléia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 11/3, sessão solene para celebrar os 125 anos de existência do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. O deputado Hamilton Pereira (PT), que presidiu a solenidade, fez um agradecimento especial à Corporação.

O deputado, que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) em abril de 2002, atribui ao pronto atendimento de uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros o fato de ter sobrevivido. Segundo Hamilton, quis o destino que ele viesse a substituir o solicitante do evento. "Foi uma felicidade muito grande ser convidado a presidir esta solenidade", afirmou.

Ao fazer uso da palavra, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Paca de Lima, disse que a homenagem prestada pelo parlamento paulista "envaidece e lisonjeia a instituição". Lembrou que ela foi criada em 10 de março de 1880, em razão de um incêndio, ocorrido em 16 de fevereiro daquele ano, na biblioteca da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O comandante observou ainda que "a Corporação cresceu muito, tem hoje um efetivo de cerca 9.000 homens, está presente em 155 municípios e que há dedicação em tempo integral para fazer jus à confiança da população".

Durante o evento foi exibido um vídeo institucional, que mostrou as várias atividades desenvolvidas pelos bombeiros, como a prevenção e o combate a incêndios, resgate e pronto-socorrismo em acidentes automobilísticos, a prevenção e o socorro em praias, participação em atividades educacionais, com parceiros da sociedade civil, como o Instituto Mensageiros, que busca educar crianças carentes, utilizando, para tanto, instalações do Corpo de Bombeiros.

Ao encerrar a solenidade, Hamilton Pereira agradeceu, em nome da sociedade paulistana, "o amor que cada bombeiro, por meio de seu trabalho, demonstra ao seu próximo".

alesp