Assembléia inaugura exposição Nova Berlim

"A cidade vem se tornando símbolo de uma nova Alemanha", afirma cônsul-geral (com fotos)
27/08/2001 20:18

Compartilhar:


Solenidade nesta segunda-feira, 27/8, na Assembléia Legislativa inaugurou a exposição Nova Berlim, que apresenta a reformulação arquitetônica da capital da Alemanha.

O presidente do Legislativo paulista, Walter Feldman, abriu o evento, afirmando que esta é a maior exposição sobre Berlim sediada fora da Alemanha. "Também é a primeira vez que se instala na Assembléia uma exposição dessa grandiosidade. Trata-se de um momento histórico para o Legislativo, que, através da Comissão de Assuntos Internacionais, consolida o contato com várias embaixadas, seguindo no processo de globalização", declarou Feldman.

"Desde a queda do muro, a cidade vem se tornando o símbolo de uma nova Alemanha", disse o cônsul-geral Dieter Zeisler, lembrando que o objetivo da exposição é mostrar a Berlim que surgiu nos últimos dois anos. "Com a colaboração de renomados arquitetos, desenvolveu-se uma cidade jovem, rica de pluralidade cultural."

Os deputados Milton Flávio (PSDB), presidente da Comissão de Assuntos Internacionais e Arnaldo Jardim (PPS) falaram em nome da comissão que incentivou a realização do evento. "Nosso país recebeu contribuição cultural e social alemã para afirmar-se como nação. Isso está representado na presença de empresas alemãs de tecnologia de ponta", afirmou Jardim, ressaltando que os intercâmbios entre universidades brasileiras e alemãs têm possibilitado uma maior integração entre os dois países.

Milton Flávio destacou que a nova Berlim deve servir de exemplo para os brasileiros e ressaltou a importância da capital alemã para a história cultural dos povos.

alesp