Ato em Guarulhos comemora o Dia da Água


21/03/2007 17:19

Compartilhar:


O deputado Sebastião Almeida (PT) realiza ato público na quinta-feira, 22/3, no Centro de Guarulhos, a partir das 9h, para comemorar o Dia Internacional da Água. "O evento servirá para despertar a necessidade de preservarmos os recursos hídricos", afirma o deputado, que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Água e membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa.

Almeida lembra que cerca de 14% da água doce do mundo se encontra em território brasileiro. "Mas isso não nos isenta de responsabilidades. Se não mudarmos nosso comportamento, corremos o risco de ficar sem esse bem precioso", diz. Segundo a ONU, mais de 1,1 bilhão de pessoas já sofrem com a escassez de água no planeta.

Durante o evento, um grupo de atores e músicos vai realizar performances para o público. Os convites foram distribuídos em escolas, associações de bairro, entidades de defesa do meio ambiente, ONGs e sindicatos da cidade.

Também serão entregues copos de água com panfletos educativos sobre o tema. Haverá uma menção especial ao Sistema Cantareira, considerado o maior sistema de abastecimento público da América Latina. As seis represas que compõem o sistema são alimentadas por rios que nascem na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

"Nunca paramos para pensar de onde vem a água que bebemos. Queremos mostrar a importância de evitar os desperdícios cometidos em nosso dia-a-dia", destaca o deputado. Ele lembra que somente a estação Guaraú, que abastece Guarulhos, produz 33 mil litros de água por segundo, fornecidos a 8,8 milhões de pessoas.

salmeida@al.sp.gov.br

alesp