Frente Parlamentar da Indústria Aeronáutica Brasileira participa de apresentação da aeronave


18/02/2004 15:20

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Com a presença do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, o presidente do Partido Verde de São José dos Campos e secretário de assuntos parlamentares da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica Brasileira, Fabrício Correia, representando o deputado Padre Afonso Lobato (PV), participou, na última semana, da cerimônia de apresentação pública da aeronave Embraer 190.

Este é o maior avião de passageiros fabricado pela Embraer, localizada em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Considerada orgulho da indústria nacional, a empresa apresentou um jato com capacidade para 108 passageiros, ao custo de US$ 30 milhões. Durante o lançamento, tanto o governador Geraldo Alckmin como o presidente da República, Lula, lembraram que a indústria aeronáutica brasileira começou pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos.

De acordo com o presidente Lula, a Embraer está contribuindo para a retomada do crescimento econômico do País. "Ela foi responsável por US$ 25 bilhões da balança comercial em 2003 e é uma das líderes de exportação", afirmou. A empresa emprega cerca de 13 mil pessoas e tem expectativa de exportar 160 aeronaves neste ano.

Para o deputado Padre Afonso Lobato, a entrega do maior avião de passageiros produzido na história do Brasil é um salto importantíssimo para o desenvolvimento de nossa indústria aeronáutica junto ao mercado mundial. Durante o evento, o secretário de assuntos parlamentares da Frente da Indústria Aeronáutica Brasileira, Fabrício Correia, frisou que a presença dos parlamentares no evento mostra a importância do trabalho desenvolvido pela Frente em prol de melhores índices para a indústria brasileira.

"A participação de deputados estaduais, federais e senadores no lançamento , segundo Correia, demonstra que o Legislativo brasileiro é sensível à atual fase da indústria aeronáutica nacional e está presente nas principais discussões e medidas para a garantia da competitividade dessa indústria".

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp