Requerimento pede informações sobre atendimento prestado pelo Estado a parkinsonianos


17/06/2005 11:10

Compartilhar:


O deputado Hamilton Pereira (PT) encaminhou requerimento de informações ao secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a respeito da implementação da Lei 11.259/2002, de sua autoria, que garante atendimento integral aos portadores da doença de Parkinson.

Hamilton quer informações sobre a forma como a lei vem sendo aplicada, quais os medicamentos oferecidos e em que quantidade, além das unidades de saúde em que podem ser encontrados. Ele também questiona se os parkinsonianos estão tendo acesso ao tratamento de fisioterapia, psicologia e terapia fonoaudiológica.

O parlamentar também pretende apurar se a secretaria já implantou algum centro de referência regional ou local para o tratamento da doença, compromisso assumido por Barradas em audiência com o deputado, em junho de 2003. "Uma das propostas foi fazer, na cidade de São Paulo, uma parceria com a Associação Brasil Parkinson para a criação desse centro", afirma Hamilton. Durante a audiência, o secretário foi informado pelo presidente da ABP, Samuel Grossmann, de que somente um dos 12 medicamentos existentes era distribuído gratuitamente em alguns postos da capital paulista.

Segundo Hamilton Pereira, ainda são muito grandes as dificuldades enfrentadas pelos portadores de Parkinson. "Isso supõe que a lei não vem sendo aplicada como deve", ele conclui. A doença de Parkinson atinge hoje 40 mil pessoas no estado e cerca de 200 mil no Brasil. É uma moléstia degenerativa, que acomete, em sua maioria, pessoas com mais de 55 anos. O gasto de um parkinsoniano com medicamentos e atendimento médico especializado fica em torno de 1.200 reais por mês.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp